Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
No ano de 2016 um novo sítio arqueológico foi descoberto no Brasil, na zona rural de São Manuel (SP), e pode representar um importante dado sobre a chegada dos humanos à América. Para estimar a idade dos objetos encontrados, amostras de carvão que estavam junto ao material foram enviadas para análise em laboratório nos EUA, que procedeu a datação por radiocarbono. Esse radioisótopo possui tempo de meia-vida de 5730 anos e, em uma fonte de material recente, apresenta 18,2x103 desintegrações em um período de 20 horas.
Considerando que a análise do material brasileiro enviado tenha apresentado 5,2x103 desintegrações para o mesmo período de tempo, é possível estimar que a idade da amostra analisada, em anos, é, aproximadamente, igual a
(Dado: log 3,5 = 0,54; log 2 = 0,30)
mostrar texto associado
Em uma célula eletrolítica, a corrente elétrica é fornecida por uma fonte externa e usada para promover uma reação química não-espontânea. Atualmente essa é uma das possíveis formas de produção de hidrogênio gasoso a partir da eletrólise da água. Considere esse processo eletrolítico ocorrendo segundo as condições apresentadas na tabela a seguir:
Corrente Elétrica 10 A
Tempo 30 min
Pressão 1,0 atm
Temperatura 273 K
Sabendo que, nessas condições, foram recolhidos 1,7 L de gás hidrogênio é possível prever que o rendimento do processo foi, aproximadamente, de
(Dado: Constante de Faraday = 96.500 s.A.mol-1)
Radioatividade é o processo de desintegração espontânea do núcleo atômico de elementos instáveis que recebem o nome de radioativos. Quando um núcleo em um estado excitado decai para um estado de menor energia, emitindo um fóton muito energético (alta frequência), o núcleo atômico pode manter o mesmo número de partículas, não havendo transmutação.
O fenômeno descrito acima é conhecido como
A reação de decomposição da amônia (NH3) pode produzir hidrazina (N2H4) e gás hidrogênio (H2), conforme a equação química que se segue.
Imagem associada para resolução da questão

Essa reação ocorreu a partir de 0,07 m3 de uma mistura gasosa que possui 70% em massa de amônia e cuja densidade é 0,9 g/L. A eficiência do processo foi de 65% e foram observadas as seguintes reações químicas e respectivas variações de entalpia (∆Hn, em que n = 1 ou 2):
Imagem associada para resolução da questão

Nessa situação hipotética, considerando-se que Imagem associada para resolução da questão sejam as massas molares da hidrazina e da amônia, respectivamente, a variação de entalpia envolvida na quebra da amônia, caso o rendimento da reação tivesse sido de 100%, seria
No acidente com césio-137, ocorrido em setembro de 1987 em Goiânia, o material radioativo foi encontrado em um aparelho de radioterapia abandonado e logo depois vendido em um ferro-velho. A amostra de cloreto de césio foi capaz de contaminar muitas pessoas e causou algumas mortes na cidade.
O decaimento radioativo do césio está representando no gráfico a seguir.
Imagem associada para resolução da questão

Considerando-se essas informações e sabendo-se que essa amostra radioativa deve ficar isolada por pelo menos 270 anos para que a massa restante (0,037 g) não represente um grande risco para a população, é correto inferir que a massa inicial da amostra contida no equipamento era