Questões de Concurso
Filtrar
129 Questões de concurso encontradas
Página 2 de 26
Questões por página:
A teoria histórico-cultural apresenta potencial para fundamentar uma ampla gama de investigações de uma diversidade de situações ainda inexploradas. Como esta teoria concebe a educação como parte integrante do processo de desenvolvimento humano, o contexto educacional é privilegiado pelas pesquisas nela fundamentadas. São contribuições fundamentais da teoria histórico-cultural para a educação:
I. A importância da mediação social e da mediação pedagógica para que ocorra o processo de internalização das mediações culturais, o que significa que o sujeito constrói o conhecimento sozinho, e sempre necessita se apropriar dos significados atribuídos aos objetos de conhecimento pelo seu grupo cultural para se desenvolver.
II. A precedência da aprendizagem em relação ao desenvolvimento das funções psicológicas superiores, o que significa que o processo de ensino não necessita aguardar a conclusão de etapas de desenvolvimento para ocorrer, pois não é posterior a este, mas, sim, seu promotor.
III. A relevância da intervenção do professor mediador na zona de desenvolvimento proximal do aluno, o que significa que retomar ou treinar operações já conhecidas não amplia as perspectivas de desenvolvimento tanto quanto levar o aluno a trabalhar com conceitos que ainda não domina completamente.
Estão corretas as afirmativas
Segundo Vygotsky existem três momentos importantes da aprendizagem da criança.
( 1 ) Zona de desenvolvimento potencial.
( 2 ) Zona de desenvolvimento real.
( 3 ) Zona de desenvolvimento proximal.
( ) Tudo que a criança realiza com o apoio de outras pessoas.
( ) Tudo que a criança ainda não domina, mas que se espera que ela seja capaz de realizar.
( ) Tudo que a criança já é capaz de realizar sozinha.
A ordem CORRETA está inserida na alternativa: