Filtrar


Questões por página:
“Baseia-se nos pressupostos da pedagogia histórico-crítica; é uma concepção propositiva, pois estabelece critérios para a sistematização deste componente curricular no âmbito da escola. Defende que uma proposta crítica de educação física deve partir de uma análise das estruturas de poder e dominação constituídas em nossa sociedade. Tem inspiração no materialismo histórico-dialético e compreende a educação física escolar como uma área que trata, pedagogicamente, um tipo de conhecimento denominado cultura corporal, que visa conhecimento da expressão corporal como linguagem.” As informações se referem à abordagem pedagógica denominada:
Analise o texto abaixo:
____________________________o indivíduo torna-se humano ao ser colocado em contato com a cultura, com os outros seres humanos e signos, que farão a mediação entre o sujeito e o conhecimento; de maneira geral, vê o ser humano e sua humanidade como produtos da história socialmente criada e desenvolvida pelo próprio homem na sua vida em sociedade.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
A partir das linguagens, diversas obras são desenvolvidas, recebendo influência, em grande parte, da sociedade da época em que são produzidas. Assim, os estilos de pintura, as formas de se expressar, os tipos de peça e os questionamentos dentro da arte variam conforme o período. Acerca desse tema, julgue o item.
Segundo Vygotsky, a perspectiva de desenvolvimento das funções mentais tipicamente humanas nas interações sociais e o valor da linguagem artística na ligação entre o social e o individual são notórios sobretudo no processo inclusivo.
Segundo Vygotsky, a construção do pensamento é um processo cultural. Sobre as ideias do autor, é correto o que se afirma em:
“De acordo com a psicologia histórico-cultural, a aprendizagem não deve orientar-se pelas demandas espontâneas do sujeito e nem deve manter-se à espera de uma maturidade biológica que possibilite aprender. Ao contrário, o ensino deve tomar como ponto de partida a zona de desenvolvimento próximo e transformá-la em desenvolvimento real, qualificando a aprendizagem como aquela que vai possibilitar a efetivação das funções psicológicas superiores como funções internalizadas, ou seja, funções intrapsíquicas que assim se constituíram a partir de funções interpsíquicas.”
(Vigotski, Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem.10.ed. São Paulo: Ícone,2006. p.103-17.2006, p.114).
O texto apresenta uma elaboração teórica de Vigotski. A leitura atenta autoriza concluir que o conceito de bom ensino é aquele que