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O Projeto Político Pedagógico é organizado em três partes: marco referencial, diagnóstico e programação. O Marco Referencial apresenta a posição adotada pela instituição, a expressão de sua identidade e a composição de três grandes partes. Uma delas “expressa o ideal específico da instituição. É a proposta dos critérios de ação para os diversos aspectos relevantes da instituição, tendo em vista aquilo que queremos ou devemos ser” (VASCONCELLOS, 2010, p.183). O trecho citado refere-se ao marco:
A educação a distância, modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos, ganhou destaque no período pandêmico. Atualmente, seguindo as determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (n.º 9.394/96), a modalidade pode ser usada na:
Aos que não tiveram acesso ou continuidade de estudos nos ensinos fundamental e médio na idade própria, os sistemas de ensino assegurarão, gratuitamente, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, suas condições de vida e de trabalho, por meio de:
De acordo com os preceitos legais vigentes, cabe aos sistemas e às redes de ensino, assim como às escolas, em suas respectivas esferas de autonomia e competência, incorporar aos currículos e às propostas pedagógicas a abordagem de temas contemporâneos, como tecnologia e ciência, de forma:
A necessidade de avaliar no início do processo é característica da relação ensino e aprendizagem vista em uma ótica mais complexa, que entende que o conhecimento prévio do estudante é fundamental para novas aprendizagens. Esse conhecimento prévio é formado por: