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Entendida como a capacidade de se conduzir e tomar decisões por si próprio, levando em conta regras, valores, sua perspectiva pessoal, bem como a perspectiva do outro, a autonomia, na educação infantil, é:
O Estatuto da Criança e do Adolescente, que objetiva a proteção integral dessas pessoas, define que o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante, como forma de correção, disciplina, educação ou outro pretexto, é:
As creches e pré-escolas precisam estar preparadas para atender as necessidades de sono e repouso, nas diferentes etapas da vida da criança, pois isso tem um importante papel na saúde em geral e no sistema nervoso em particular. Sendo assim, alguns cuidados precisam ser providenciados antes de os bebês e as crianças pequenas dormirem, como:
Considerando o que estabelece a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a organização curricular da Educação Infantil, são cinco os campos de experiências no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Um deles indica vivências com diversas formas de expressão e linguagens, como as artes visuais (pintura, modelagem, colagem, fotografia etc.), a música, o teatro, a dança e o audiovisual, entre outras; por isso, recebe o nome de:
Na educação infantil, primeira etapa da educação básica, a avaliação da aprendizagem deve ocorrer: