Filtrar


Questões por página:
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional abre parênteses LDB número 9.394/[barra]96 fecha parênteses dedicou um capítulo completo para tratar da educação superior.
Com base no que prevê o artigo 43 da LDB/[barra]96, analise as finalidades da educação superior apresentadas a seguir.
I. [UM] Estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais.
II. [DOIS] Prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade.
III. [TRÊS] Promover a extensão, aberta à participação da comunidade acadêmica, visando à ampliação da formação dos estudantes no aprofundamento dos conteúdos das disciplinas.
IV. [QUATRO] Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo.
V. [CINCO] Atuar em favor da universalização e do aprimoramento da educação básica.
De acordo com o artigo 43 da LDB/[barra]96, estão corretas as finalidades da educação superior:

O trabalho de Coordenação Pedagógica em instituições de ensino superior demanda ações próximas ao corpo docente para sua formação continuada. Nessas ações, é importante auxiliar o docente a refletir sobre as tendências pedagógicas que ele prioriza no processo de ensino‑aprendizagem, a fim de que, questionando, possa transformá‑las em função do maior protagonismo dos estudantes.


Dentre as principais tendências pedagógicas, sistematizadas por Luckesi abre parênteses 1994 fecha parênteses, assinale a alternativa que apresenta a abordagem que pressupõe a participação protagonista, libertadora e emancipatória dos estudantes.

Imagem associada para resolução da questão


Disponível em:https://www.infonormas.com.br/2016/06/14/3- fontes-de-informacao-cientifica-para-voce-ganhar-mais- tempo-na-sua-pesquisa/. Acesso em: 18 set.2025.

Descrição da imagem: Trata-se de uma imagem, do tipo Charge, na qual um homem inicia uma caminhada por um labirinto em cujas paredes, dispostas como vielas do labirinto, está escrita a palavra Pesquisa em letras maiúsculas. Na entrada no labirinto, a face desse homem aparece em várias posições e sua mão, com o dedo indicador levado a uma posição perto da boca, indica que ele está em processo de dúvida e de tomada de decisão quanto ao caminho a escolher.
A charge representa indagações presentes em várias etapas do processo de pesquisa.
São caminhos que devem ser adotados na investigação científica, exceto:

Para Mankiw (2013), ao se pensar nos diversos tipos de bens existentes na economia, é útil agrupá-los segundo duas características: 1) O bem é excludente? As pessoas podem ser impedidas de usá-lo?; 2) O bem é rival? O fato de uma pessoa usar um bem reduz a possibilidade de que alguém mais possa usá-lo?



Nesse contexto, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando as categorias dos bens às suas respectivas características.



COLUNA I


1. Recursos comuns


2. Bens artificialmente escassos


3. Bens privados


4. Bens públicos



COLUNA II


( ) São excludentes, mas não rivais.


( ) Não são nem excludentes nem rivais.


( ) São rivais, mas não excludentes.


( ) São tanto excludentes quanto rivais.



Assinale a sequência correta.

Sobre as principais diferenças entre o orçamento tradicional e o orçamento programa, conforme discutido por Giacomoni (2010), assinale a alternativa correta.