Filtrar


Questões por página:
Karl Mannhein foi um sociólogo e filósofo húngaro-alemão, conhecido principalmente por desenvolver a sociologia do conhecimento, uma abordagem que examina o contexto social e sua influência na produção e estruturação do conhecimento. Como Karl Mannheim interpreta a relação entre ideologia e utopia dentro do contexto social e político da produção de conhecimento?
No processo de diagnóstico psicopedagógico, o psicopedagogo utiliza uma variedade de métodos para identificar as dificuldades de aprendizagem de um sujeito. Entre esses métodos, destaca-se a EOCA (Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem), que permite observar diretamente como o sujeito lida com as atividades apresentadas. Considerando as finalidades da EOCA, qual é seu principal objetivo para o psicopedagogo no contexto de avaliação?
O Código de Ética da Psicopedagogia no Brasil foi estabelecido para nortear a prática dos psicopedagogos e garantir um atendimento de qualidade, ético e responsável aos clientes, especialmente no contexto educacional e de desenvolvimento humano. Sobre o compromisso do psicopedagogo com a promoção do desenvolvimento integral do cliente, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__) O psicopedagogo deve atuar visando sempre o desenvolvimento pleno do cliente, respeitando as suas características individuais.
(__) O psicopedagogo pode, em casos extremos, intervir nos processos educacionais sem autorização dos responsáveis se considerar benéfico para o cliente.
(__) A intervenção psicopedagógica deve ser pautada no respeito ao ritmo de aprendizagem e às necessidades específicas do cliente.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
Jorge Visca é um dos grandes nomes da psicopedagogia, descrevendo o indivíduo como um sujeito que aprende de maneiras, tornando o entendimento sobre aprendizagem o objeto central de seus estudos. A Epistemologia Convergente, desenvolvida por Jorge Visca, integra diferentes abordagens para compreender e intervir nas dificuldades de aprendizagem. Qual é a função dessa epistemologia na prática psicopedagógica?
A leitura e a escrita representam habilidades fundamentais para a inserção social e o desenvolvimento cultural. No entanto, dificuldades de aprendizagem, como a dislexia e a disgrafia, podem interferir nesse processo. Sobre o assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__)A dislexia se manifesta exclusivamente como uma dificuldade motora que afeta a qualidade da escrita e decodificação das letras.
(__) A disgrafia afeta o traçado das letras e a organização espacial do texto, sem comprometer o nível intelectual do indivíduo.
(__) Dificuldades de leitura e escrita podem ocorrer devido a fatores pedagógicos e sociais, além de causas neurológicas.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
Visualizar Questão Comentada