Filtrar


Questões por página:

Em caso de endocardite aguda, se o paciente se encontra em sepse avançada ou disfunção valvular grave, é prudente iniciar antibiótico antes dos resultados das culturas.


Em relação ao tratamento, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a relação da válvula acometida com o seu respectivo esquema antibiótico a ser prescrito.


COLUNA I


1. Válvula nativa

2. Válvula protética precoce

3. Válvula protética tardia


COLUNA II


( ) Vancomicina + gentamicina

( ) Vancomicina + gentamicina + cefepime

( ) Vancomicina + gentamicina + ceftriaxona


Assinale a sequência correta.

Sobre as características da epilepsia, assinale a alternativa correta.


Analise as afirmativas sobre a síndrome coronariana aguda.


I. O uso dos nitratos é importante na redução de eventos cardiovasculares adversos como morte e reinfarto.

II. São contraindicações ao uso da nitroglicerina: infarto de ventrículo direito, hipotensão, bradicardia ou taquicardia.

III. O uso indiscriminado de oxigênio pode ocasionar vasoconstrição, elevar a pressão arterial e diminuir o débito cardíaco.

IV. Os inibidores de glicoproteína IIB/3 A não devem ser usados em pacientes com síndrome coronariana aguda com supra desnível do segmento ST em substituição ao trombolítico.

V. O tempo ideal para a realização de trombólise química é de até 30 minutos.

Estão corretas as afirmativas

Analise as anormalidades fundoscópicas a seguir.

I. Transudatos periarteriolares

II. Lesões epiteliais pigmentares da retina

III. Edema do disco óptico e macular

IV. Estreitamento arterial

São achados de retinopatia hipertensiva aguda

Paciente do sexo masculino,45 anos de idade, sem antecedentes patológicos relevantes, foi levado ao pronto-socorro após quadro de cefaleia holocraniana de forte intensidade e início súbito, associada a náuseas, vômitos e, posteriormente, síncope. Na admissão, o paciente já se encontrava acordado, eupneico, corado. Havia sinais meníngeos leves e os exames dos aparelhos cardiovascular e pulmonar, e de abdome estavam normais. Realizou tomografia computadorizada (TC) de crânio que evidenciou imagem hipoatenuante ocupando os sulcos e cisternas dos lobos frontal e parietal à direita.


Foi colocado na unidade de tratamento intensivo com monitorização hemodinâmica. Vinha evoluindo satisfatoriamente até o sexto dia de internação, quando começou a apresentar hemiparesia esquerda e rebaixamento progressivo do nível de consciência. No sétimo dia de internação, o nível de consciência piorou e foi observada hemiplegia completa à esquerda. Logo após, o paciente apresentou episódio de convulsão tônico-clônica generalizada, foi entubado e colocado em ventilação mecânica. Os reflexos do tronco cerebral estavam preservados e os sinais de Kernig e Brudzinski não estavam presentes. A pressão arterial estava em 160 x 100 mmHg. Os exames revelaram: hemoglobina: 12 g/dL; hematócrito: 36%; leucócitos: 12.500 mm³; plaquetas: 205.000 mm³ ; sódio: 135 mEq/L; potássio: 4,1 mEq/L; creatinina: 1,0 mg/dL. Foi repetida a TC de crânio que, dessa vez, evidenciou imagem hipoatenuante frontoparietal à direita com apagamento dos sulcos.


Com base nesse caso clínico, assinale a alternativa correta.