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Quais são os componentes centrais para a inserção das diretrizes étnico-raciais nas instituições de Educação Superior?
Nas políticas educacionais brasileiras atuais, são considerados indicadores que avaliam a acessibilidade na Educação Superior:
No paradigma da inclusão, cabe à sociedade:
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96), indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
( ) Ao aluno regularmente matriculado em instituição de ensino pública ou privada, de qualquer nível, é assegurado, no exercício da liberdade de consciência e de crença, o direito de, mediante prévio e motivado requerimento, ausentar-se de prova ou de aula marcada para dia em que, segundo os preceitos de sua religião, seja vedado o exercício de tais atividades.
( ) A Educação Superior tem por finalidade estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo, suscitar o desejo momentâneo de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretização, integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada geração.
( ) Entende-se por educação bilíngue de surdos, para os efeitos dessa lei, a modalidade de educação escolar oferecida em Língua Brasileira de Sinais (Libras), como primeira língua, e em português escrito, como segunda língua, em escolas bilíngues de surdos, classes bilíngues de surdos, escolas comuns ou em polos de educação bilíngue de surdos, para educandos surdos, surdo-cegos, com deficiência auditiva sinalizantes, surdos com altas habilidades ou superdotação ou com outras deficiências associadas, optantes pela modalidade de educação bilíngue de surdos.
Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96) constam os princípios para o ensino a ser desenvolvido no Brasil. Sendo assim, leia os princípios elencados a seguir, verificando quais deles estão presentes na legislação supracitada, e assinale a alternativa correta.
I. Consideração com a diversidade étnico-racial II. Respeito à liberdade e apreço à intolerância III. Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola IV. Desvinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais