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Pode se dizer que, em diferentes períodos históricos, a educação foi mitificada e utilizada em discursos salvacionistas. Os mitos da educação acabam sendo erigidos em razão de sua centralidade política e social. Segundo os principais historiadores da educação, em que período histórico essa mitificação encontrou sua afirmação máxima?
As teorias tradicionais definiam o currículo como um processo de racionalização de resultados educacionais, medidos e especificados de maneira rigorosa e cuidadosa. Contudo, com o passar dos anos, essas teorizações foram sendo questionadas e as subjetividades dos sujeitos envolvidos nos processos educacionais passaram a ser consideradas nas pesquisas sobre currículo, desenvolvendo novas teorias: críticas e pós-críticas. A partir dessas considerações, quais categorias passaram a integrar o cabedal teórico das teorias críticas que não estavam presentes no paradigma tradicional?
Planejar está relacionado com atividades de previsão de ações a serem realizadas. Sendo assim, analise as afirmativas a seguir, em relação aos processos institucionais que envolvem planejamento, e assinale a alternativa correta.
I. As instituições e organizações sociais precisam formular objetivos, ter um plano de ação, meios de sua execução e critérios de avaliação do trabalho que realizam.
II. O processo e o exercício de planejar referem-se a uma antecipação da prática, de modo a prever e programar as ações e os resultados desejados, constituindo-se em uma atividade desnecessária à tomada de decisões.
III. Um plano ou um projeto é um esboço, um esquema que representa uma ideia, um objetivo, uma meta, uma sequência de ações que irão desorientar uma prática.
IV. Sem planejamento, a gestão fica sem direcionamento, as ações tornam-se demasiadamente improvisadas e os resultados não são avaliados da maneira adequada.
Quando falamos de qualidade de uma instituição de ensino, podemos nos referir tanto às características de sua organização e funcionamento quanto ao grau de excelência. Nessa direção, se fizermos referência ao conceito de qualidade social, de qual concepção estamos falando?
Para o estudioso Edgar Morin, vivemos em uma “crise planetária”, pois o individualismo e o egocentrismo têm acabado com nosso senso de solidariedade. Segundo ele, para alterarmos o que estamos experienciando no presente, a educação surge como importante processo para que façamos a reflexão sobre a complexidade dessa realidade. Em seu livro “Os sete saberes necessários à educação do futuro”, o autor traz suas percepções sobre questionamentos que precisam estar em pauta nos processos educacionais. Em relação às proposições de Morin, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
( ) O ser humano não precisa estar situado no Universo. Como seres complexos, temos responsabilidade com o lugar a que pertencemos, e isso se trata apenas de nossa cidade, nosso país, não do planeta e de todo o Universo.
( ) A partir do momento em que aprendemos a compreender o outro e entendemos que indivíduo e sociedade são coprodutores, percebemos que a ética é de suma importância para manter essa relação saudável.
( ) Devemos respeitar um ao outro, com nossas diversidades, e desenvolver essa cidadania planetária, que nos auxilia em nosso desenvolvimento como espécie e nos controla tal como a democracia, que é um elo vital para a convivência dos diferentes.