Filtrar


Questões por página:
Historicamente, por alguns períodos a ideia de “educar” esteve fortemente atrelada à religião, como no período colonial. Todavia, houve um contexto histórico em que ideias hoje já consolidadas, como a de que a escola deve ser leiga (não religiosa) e livre (independente de privilégios de classe), foram trazidas à tona e realizadas como possibilidade de transformação social. A qual contexto histórico se faz referência?
Segundo o modelo ideal de educação pensado pelo sociólogo Max Weber, quais seriam as principais finalidades da educação?
Considerado um dos mais influentes pensadores da Sociologia da Educação, Émile Durkheim, elaborou teorias que até o presente são refletidas e exploradas ao construirmos a educação institucionalizada. Entre os vários conceitos elaborados pelo sociólogo, assinale a alternativa que corresponde ao conceito que problematiza a existência de um conjunto de sentimentos e crenças comuns aos membros de uma mesma sociedade, ou seja, o conceito que explicita que as representações presentes nas sociedades podem revelar o quanto há dos outros indivíduos em nós.
Muitos teóricos da História da Educação e da Pedagogia no Brasil problematizam o período que corresponde às décadas de 1920 e 1930 como um tempo e espaço em que houve um tipo de hiperdimensionamento do papel da educação institucionalizada na construção da ordem e do progresso nacionais. Dessa maneira, analisam que, na passagem do “entusiasmo” para o “otimismo” relativos aos processos educacionais, ter-se-ia produzido, nos movimentos em prol da educação, uma crescente dissociação entre problemas sociais, políticos e econômicos e os problemas pedagógicos, tornando urgente, naquele período, a criação do papel do “reformador social”. Assinale a alternativa que nomeia o documento que se tornou um símbolo desse período.
Os estudos que se dedicam à Filosofia da Educação distinguem o senso comum da ciência. Nessa direção, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) a partir das construções teóricas da Filosofia e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
( ) Podemos chamar de senso comum o conhecimento herdado por um grupo social, cujas experiências proveitosas passam a ser repetidas e/ou consideradas pelos indivíduos da comunidade. Portanto, não se trata de um conhecimento inferior, desde que as pessoas saibam reelaborar a herança recebida, transformando o senso comum em “bom senso”.
( ) Em alguns casos, aquilo que se entende como senso comum pode não passar de ideologia, de imposição de ideias e valores que garantem interesses de classe, pois nem sempre é possível refletir e criticar o saber comum, sobretudo nas sociedades em que persiste a dominação ou a exploração de um grupo sobre o outro.
( ) O senso comum traduz-se em algo fragmentário, difuso, ametódico e assistemático e, num primeiro momento, o que é herdado não é questionado. É o bom senso que permite retomar, de maneira crítica, os saberes e os valores recebidos para adequá-los ou transformá-los a partir da análise das novas situações vividas.
( ) O bom senso depende de erudição e “estudo”, visto que é uma conquista relativamente recente da humanidade, a partir da qual, por meio de um saber rigoroso e elaborado, utilizam-se recursos da experimentação e da matematização para encontrar regularidades nos fenômenos observados a fim de assegurar o estabelecimento de leis e teorias.