MPE-SC - 2014 - Analista em Pedagogia
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60. Sobre a relação currículo e conhecimento, é correto afrmar:

1. O currículo é um campo em que se tenta impor tanto a definição particular de cultura de um dado grupo quanto o conteúdo dessa cultura.

2. O currículo é um território em que se travam ferozes competições em torno dos significados.

3. O papel do educador no processo curricular é fundamental. Ele é um dos grandes artífices da construção dos currículos que se materializam nas escolas e nas salas de aula.

4. Todo currículo é neutro, isto é, independe de questões externas à escola.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Segundo o documento orientador Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura (Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007), o currículo é compreendido como:

1. As experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, em meio a relações sociais, e que contribuem para a construção das identidades de nossos/as estudantes.

2. Exclusivamente os conteúdos ensinados e aprendidos no espaço escolar.

3. Apenas os conteúdos presentes nos livros didáticos utilizados nas escolas.

4. O conjunto de esforços pedagógicos desenvolvidos com intenções educativas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Sobre o Projeto Político Pedagógico no espaço escolar, é correto considerar:

1. Deve ser produto de um processo de planejamento participativo.

2. Deve ser um documento organizado, preferencialmente, por pessoas que não façam parte do corpo docente ou discente da instituição.

3. É um instrumento de gestão e de compromisso político e pedagógico coletivo.

4. Visa reorganizar formalmente a escola e dar certa qualidade em todo processo vivido.

5. Representa um desafo importante na caminhada de uma escola que busca efetivamente uma educação de qualidade.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996), os níveis de conclusão de estudos na Educação de Jovens e Adultos em relação às idades dos estudantes devem obedecer aos seguintes critérios:

1. no nível de conclusão do ensino fundamental, para os maiores de quinze anos.

2. no nível de conclusão do ensino médio, para os maiores de dezoito anos.

3. no nível de conclusão do ensino fundamental, para os menores de quinze anos.

4. no nível de conclusão da educação Infantil, para os maiores de 13 anos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Segundo o documento orientador Indagações sobre o currículo: currículo e avaliação (Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007), levando em consideração que o processo educativo é complexo e fortemente marcado pelas variáveis pedagógicas e sociais, entende-se que ele: