Questões do concurso:
        MPE-SC - 2014 - Analista em Pedagogia
      
      
       limpar filtros
      
                    
                
                  65 Questões de concurso encontradas                
                
                
                  Página 4 de 13                
                
                      Questões por página:
    
                    
                
              
              
            
            Questões por página:
    
                    
      O processo de planejamento participativo da  escola vem ganhando importância na literatura acadêmica entre pesquisadores que defendem a descentralização do sistema educacional como um caminho  para a democratização da gestão da educação e a  melhoria da qualidade do ensino.
Nesse sentido, é correto afirmar:
1. A construção do planejamento participativo da escola está ancorada fundamentalmente nas relações de poder estabelecidas entre a comunidade escolar e os dirigentes do sistema educacional.
2. O planejamento participativo tem por função modernizar os tempos e os espaços da escola, tendo como referência uma realidade em constante transformação social.
3. A construção do planejamento participativo deve levar em conta que a escola possui vínculos institucionais com um determinado sistema escolar, ou seja, sua autonomia deve ser entendida de forma relacional, inserida em um contexto de interdependências.
4. A participação ativa da comunidade escolar, se constituindo como um coletivo que pensa a escola, favorece a construção de um planejamento no qual estejam presentes diferentes pontos de vista sobre a realidade escolar, possibilitando a interação entre famílias, professores, estudantes, funcionários e especialistas.
5. O diálogo e o debate democrático são fundamentais para a produção de critérios coletivos na orientação do processo de planejamento participativo, pois significados comuns são estabelecidos corroborando para a identifcação destes na escola.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      Nesse sentido, é correto afirmar:
1. A construção do planejamento participativo da escola está ancorada fundamentalmente nas relações de poder estabelecidas entre a comunidade escolar e os dirigentes do sistema educacional.
2. O planejamento participativo tem por função modernizar os tempos e os espaços da escola, tendo como referência uma realidade em constante transformação social.
3. A construção do planejamento participativo deve levar em conta que a escola possui vínculos institucionais com um determinado sistema escolar, ou seja, sua autonomia deve ser entendida de forma relacional, inserida em um contexto de interdependências.
4. A participação ativa da comunidade escolar, se constituindo como um coletivo que pensa a escola, favorece a construção de um planejamento no qual estejam presentes diferentes pontos de vista sobre a realidade escolar, possibilitando a interação entre famílias, professores, estudantes, funcionários e especialistas.
5. O diálogo e o debate democrático são fundamentais para a produção de critérios coletivos na orientação do processo de planejamento participativo, pois significados comuns são estabelecidos corroborando para a identifcação destes na escola.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
      No campo educacional muito tem se discutido a  respeito da construção de um projeto político pedagógico articulado a uma gestão democrática e ética  que ofereça condições para que professores,  estudantes e famílias participem na definição de qual escola  desejam. 
Nesse sentido, o projeto político pedagógico se constitui como um documento:
    
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      Nesse sentido, o projeto político pedagógico se constitui como um documento:
      48.  No que concerne à pesquisa participante como  instrumento de inovação e avaliação do ensinar e  aprender,  é correto afirmar:
1. Devido ao seu caráter crítico-refexivo e à sua perspectiva transformadora, a pesquisa participante contribui para o trabalho docente, ao envolver pesquisador e pesquisados como protagonistas interessados em, coletivamente, propor possíveis soluções para os problemas colocados.
2. A comunicação, sob a perspectiva da pesquisa participante, deve ser acessível para todos. O pesquisador deve aprender a ouvir e a respeitar ideias com diferentes sintaxes culturais e adotar a humildade daqueles que desejam aprender.
3. O conhecimento produzido, por meio da pesquisa participante, está relacionado com uma ação transformadora que oferece melhores condições para todos conviverem no espaço escolar.
4. A pesquisa participante se divide em dois momentos: o diagnóstico preciso da escola e da população de estudantes a ser pesquisada; a execução de um plano de ação por parte do pesquisador para solucionar os principais problemas colocados.
5. A autenticidade e a prática são princípios metodológicos da pesquisa participante, no sentido de produzir um saber escolar que parte da experiência do docente especialista para indicar metodologias de ensino e avaliar a aprendizagem dos estudantes.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      1. Devido ao seu caráter crítico-refexivo e à sua perspectiva transformadora, a pesquisa participante contribui para o trabalho docente, ao envolver pesquisador e pesquisados como protagonistas interessados em, coletivamente, propor possíveis soluções para os problemas colocados.
2. A comunicação, sob a perspectiva da pesquisa participante, deve ser acessível para todos. O pesquisador deve aprender a ouvir e a respeitar ideias com diferentes sintaxes culturais e adotar a humildade daqueles que desejam aprender.
3. O conhecimento produzido, por meio da pesquisa participante, está relacionado com uma ação transformadora que oferece melhores condições para todos conviverem no espaço escolar.
4. A pesquisa participante se divide em dois momentos: o diagnóstico preciso da escola e da população de estudantes a ser pesquisada; a execução de um plano de ação por parte do pesquisador para solucionar os principais problemas colocados.
5. A autenticidade e a prática são princípios metodológicos da pesquisa participante, no sentido de produzir um saber escolar que parte da experiência do docente especialista para indicar metodologias de ensino e avaliar a aprendizagem dos estudantes.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
      Teóricos da área da educação vêm defendendo  a aprendizagem cooperativa como uma nova forma  de promover e facilitar a integração grupal,  a partir de  uma perspectiva relacional e dialógica.
Com relação aos benefícios dessa proposta, é correto afirmar:
1. O trabalho cooperativo incrementa a qualidade de aprendizagem de cada um, favorecendo o aspecto cognitivo e a capacidade de agir coletivamente em busca de solução de problemas.
2. A exposição de diferentes pontos de vista sobre um problema a ser enfrentado gera a desconfiança e estabelece os limites entre o que é individual e o que é coletivo, dificultando a cooperação entre os membros.
3. A aprendizagem cooperativa estimula a rivalidade de ideias, favorecendo a competição e a valorização do indivíduo sobre o coletivo.
4. O respeito às ideias, às necessidades e ao ritimo de cada pessoa são características de um trabalho cooperativo, ao criar vínculos afetivos e proporcionar sentimentos de aceitação e de utilidade que serão transferidos para outras relações.
5. A capacidade de chegar a acordos baseados no diálogo e no respeito, permitindo que diferentes ideias sejam colocadas por todos, favorecem a aquisição de valores, a disposição de cooperar e o interesse pelo outro.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      Com relação aos benefícios dessa proposta, é correto afirmar:
1. O trabalho cooperativo incrementa a qualidade de aprendizagem de cada um, favorecendo o aspecto cognitivo e a capacidade de agir coletivamente em busca de solução de problemas.
2. A exposição de diferentes pontos de vista sobre um problema a ser enfrentado gera a desconfiança e estabelece os limites entre o que é individual e o que é coletivo, dificultando a cooperação entre os membros.
3. A aprendizagem cooperativa estimula a rivalidade de ideias, favorecendo a competição e a valorização do indivíduo sobre o coletivo.
4. O respeito às ideias, às necessidades e ao ritimo de cada pessoa são características de um trabalho cooperativo, ao criar vínculos afetivos e proporcionar sentimentos de aceitação e de utilidade que serão transferidos para outras relações.
5. A capacidade de chegar a acordos baseados no diálogo e no respeito, permitindo que diferentes ideias sejam colocadas por todos, favorecem a aquisição de valores, a disposição de cooperar e o interesse pelo outro.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
      A atuação educacional é caracterizada também  por modelos de relacionamento ou estilos de liderança utilizados por professores,  mestres ou coordenadores. Segundo pesquisadores da área,  podem-se  dividir tais modelos de liderança educacional em duas  vertentes: o educador-líder e o educador-gerente.
No que diz respeito a esses dois modelos, é correto afirmar:
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      No que diz respeito a esses dois modelos, é correto afirmar: