Questões do concurso:
        FIOCRUZ - 2010 - Tecnologista em Saúde Pública
      
      
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      A formação técnica em saúde integrada ao ensino médio,   segundo a concepção histórico-crítica de educação  politécnica,  busca articular o trabalho,  a ciência e a cultura  como elementos estruturantes do currículo integrado.  Sobre estes elementos,  analise as afirmativas a seguir.  
I. O conceito de trabalho é compreendido como uma mediação de primeira ordem no processo de produção da existência e de objetivação da vida humana.
II. A cultura é compreendida no seu sentido ampliado, como a articulação entre o conjunto de representações e comportamentos e o processo dinâmico de socialização, constituindo o modo de vida de uma população.
III. A ciência é concebida como conhecimentos produzidos e legitimados socialmente ao longo da história, como resultado de um processo empreendido pela humanidade na busca da compreensão e transformação dos fenômenos naturais e sociais.
Assinale:
    
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      I. O conceito de trabalho é compreendido como uma mediação de primeira ordem no processo de produção da existência e de objetivação da vida humana.
II. A cultura é compreendida no seu sentido ampliado, como a articulação entre o conjunto de representações e comportamentos e o processo dinâmico de socialização, constituindo o modo de vida de uma população.
III. A ciência é concebida como conhecimentos produzidos e legitimados socialmente ao longo da história, como resultado de um processo empreendido pela humanidade na busca da compreensão e transformação dos fenômenos naturais e sociais.
Assinale:
      Sobre a educação profissional em saúde no Brasil,  analise as  afirmativas a seguir.
I. A noção de competências foi difundida na área da saúde com a instituição do Sistema de Certificação de Competências do Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem (Profae) do Ministério da Saúde.
II. A IV Conferência Nacional de Saúde é um marco para a adoção da noção de recursos humanos em saúde que guarda relação com a teoria do capital humano.
III. Do ponto de vista legal, a educação profissional em saúde restringe-se à formação inicial e continuada e à formação técnica média.
Assinale:
    
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      I. A noção de competências foi difundida na área da saúde com a instituição do Sistema de Certificação de Competências do Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem (Profae) do Ministério da Saúde.
II. A IV Conferência Nacional de Saúde é um marco para a adoção da noção de recursos humanos em saúde que guarda relação com a teoria do capital humano.
III. Do ponto de vista legal, a educação profissional em saúde restringe-se à formação inicial e continuada e à formação técnica média.
Assinale:
      Sobre o entendimento crítico da estrutural desigualdade  educacional brasileira,  analise as afirmativas a seguir.  
I. O entendimento crítico da estrutural desigualdade educacional brasileira parte da análise da nossa formação histórica, tanto em termos econômicos como sociais e culturais, assim como da especificidade de nosso desenvolvimento.
II. O entendimento crítico da estrutural desigualdade educacional brasileira evidencia os traços marcantes da forma estrutural de reprodução das relações políticas, econômicas e culturais da sociedade brasileira.
III. O entendimento crítico da estrutural desigualdade educacional brasileira reconhece que os setores modernos e integrados da economia capitalista (interna e externa) alimentam-se e crescem apoiados em simbiose com os setores atrasados.
Assinale:
    
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      I. O entendimento crítico da estrutural desigualdade educacional brasileira parte da análise da nossa formação histórica, tanto em termos econômicos como sociais e culturais, assim como da especificidade de nosso desenvolvimento.
II. O entendimento crítico da estrutural desigualdade educacional brasileira evidencia os traços marcantes da forma estrutural de reprodução das relações políticas, econômicas e culturais da sociedade brasileira.
III. O entendimento crítico da estrutural desigualdade educacional brasileira reconhece que os setores modernos e integrados da economia capitalista (interna e externa) alimentam-se e crescem apoiados em simbiose com os setores atrasados.
Assinale:
