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Vários estudiosos vêm se dedicando a pesquisar e a se aprofundar em uma concepção do desenvolvimento intelectual humano que, para muitos, não é, em sentido estrito, uma teoria, mas integra diversas contribuições teóricas baseadas em princípios construtivistas. As teorias interacionistas do desenvolvimento apoiam-se na ideia de interação entre o organismo e o meio. A aquisição do conhecimento é entendida como um processo de construção contínua do ser humano em sua relação com o meio. Organismo e meio exercem ação recíproca.
(Fosnot,1998.)
De acordo com as informações dadas, considere dois importantes teóricos interacionistas: Piaget e Vygotsky; analise as afirmativas a seguir.
I. “Para ____________, o conhecimento não pode ser concebido como algo predeterminado desde o nascimento, nem como resultado do simples registro de percepções e informações. Resulta das ações e interações do sujeito com o ambiente onde vive.” II. “Para ____________, o homem se produz ‘na’ e ‘pela’ linguagem, isto é, é na interação com outros sujeitos que formas de pensar são construídas por meio da apropriação do saber da comunidade em que está inserido o sujeito. A relação entre homem e mundo é uma relação mediada, na qual, entre o homem e o mundo existem elementos que auxiliam a atividade humana.” III. “Para ____________, as habilidades cognitivas e as formas de estruturar o pensamento do indivíduo não são determinadas por fatores congênitos. São isto sim, resultados das atividades praticadas de acordo com os hábitos sociais da cultura em que o indivíduo se desenvolve.”
A associação está correta em
Para que a escola se torne inclusiva, faz-se necessário pensarmos que ela, desde sua criação, organizou-se com base em uma indiferença às diferenças. As experiências de inclusão na escola deparam-se, ainda, com o fato de que esta não é, pela sua história, em seus valores e práticas, uma estrutura inclusiva e foi, ela mesma, criadora de exclusão. Norwich apud Rodrigues apresenta uma série de dilemas que devem fazer parte do processo de mudança da escola, para que esta se torne, de fato, inclusiva. São eles: o currículo; a identificação; a relação pais-profissionais; e, o modelo de inclusão. De acordo com as informações dadas e, considerando hipoteticamente uma turma regular de uma determinada escola com alunos matriculados com Necessidades Educativas Especiais (NEE) e com deficiência mental, assinale a afirmativa INCORRETA.
Os diferentes posicionamentos pessoais e profissionais do educador envolvem diversos modos de compreender e organizar o processo ensino-aprendizagem e, por isso, a sua ação educativa retrata sempre uma opção política. Segundo Mizukami, subjacente a esta ação, estaria presente, implícita ou explicitamente, de forma articulada ou não, “um referencial teórico que compreendesse os conceitos de homem, mundo e sociedade, cultura, conhecimento etc...”.
(Mizukami.1986, p.4.)
Considerando o exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O educador pode adotar um ou outro aspecto das diferentes tendências, desde que seja coerente com a sua filosofia de educação. ( ) A didática desempenha, nas principais teorias ou tendências pedagógicas, grandes influências na formação do educador brasileiro. ( ) Um educador defensor da tendência progressista não poderá adotar uma metodologia própria da tendência escolanovista em sua praxis. ( ) Cada tendência pedagógica está embasada em teorias do conhecimento advindas de pesquisas nas áreas, tais como, da biologia, psicologia ou sociologia; resulta de uma relação sujeito-ambiente, pois deriva de uma tomada de posição epistemológica em relação ao sujeito e ao meio.
A sequência está correta em
O Regimento Escolar (RE), um instrumento da organização administrativa e pedagógica da escola, define a natureza e a finalidade escolar, bem como as normas e os critérios que regulam o seu funcionamento. Considerando o RE nas escolas do estado do Paraná, analise as afirmativas a seguir.
I. É um documento orientador e deve ser elaborado a partir do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola em uma construção coletiva que envolve todos os segmentos da comunidade escolar. II. É elaborado para ter validade por um período de tempo razoável; entretanto, deve ter um caráter dinâmico, pois precisa ser atualizado e reformulado conforme ocorram mudanças na escola decorrentes ou não de alterações na legislação. III. A LDB (Lei nº 9.394/1996) estabelece a obrigatoriedade de adaptar o RE aos dispositivos da lei e às normas dos respectivos sistemas de ensino, nos prazos por estes estabelecidos. Assim, cabe aos Conselhos Estaduais de Educação o papel normatizador e aos sistemas estaduais de ensino o de orientar sua elaboração e verificar sua legalidade. IV. Os RE devem conter elementos indispensáveis ao funcionamento de um estabelecimento, quais sejam: sua filosofia; seus objetivos; sua organização administrativa; didática; e, disciplinar. Nesse sentido, é concebido como um instrumento legal, cujo papel é organizar o funcionamento da escola. V. A elaboração do RE, por expressar a organização da forma jurídica e político-pedagógica da unidade escolar, é atribuição específica de cada estabelecimento de ensino; entretanto, é permitida a elaboração de regimentos únicos para um conjunto de estabelecimentos, caso estes expressem a mesma filosofia e objetivos.
Está correto o que se afirma apenas em
À luz da Lei de Diretrizes e Bases, Lei nº 9.394/1996, que dispõe da Organização da Educação Nacional, em seu Art.10, nas incumbências dos estados brasileiros, fica determinado: