Filtrar


Questões por página:
Em 2023, o Ministério da Saúde, através da publicação no Diário Oficial da União, a Portaria MG/MS Nº217, realizou alterações na Lista Nacional de Notificação Compulsória de Doenças. Qual alteração foi realizada nesta publicação?
A tuberculose (TB), infecção pelo agente M. tuberculosis, adoeceu cerca de 68mil pessoas no Brasil em 2021, com 4500 mortes em 2020. A doença pode afetar qualquer indivíduo, porém tem maior risco de infecção em alguns grupos específicos, como profissionais da saúde, pacientes com HIV/AIDS, pessoas privadas da liberdade. São indicações de internação em pacientes com tuberculose:

O diabetes mellitus gestacional (DMG) é definido como uma intolerância variável aos carboidratos. Estima-se que 18% das gestantes, no Brasil, apresentem critérios diagnósticos para DMG. Sobre está condição clínica, assinale as alternativas a seguir em Verdadeiro (V) ou Falso (F):



( ) O rastreamento durante a gestação é voltado para as situações de risco.


( ) Glicemia de jejum >125mg/dl na primeira consulta de pré-natal faz o diagnóstico de DMG.


( ) Pacientes com glicemia de jejum <92mg/dl no 1º trimestre devem realizar o teste oral de tolerância à glicose (TOTG) com 75g, entre 24 e 28 semanas.


( ) Insulinas são boas opções terapêuticas para DMG, entretanto algumas ainda não foram liberadas devido ao risco, como a Asparte e Lispro.



Assinale a opção correta:

Sobre a sífilis, todas as afirmativas abaixo estão corretas, exceto:
Considerando as atualizações do Global Strategy for Asthma Management and Prevention (GINA), todas as alternativas de tratamento de manutenção abaixo correspondem corretamente ao tratamento de preferência para cada STEP indicado para pacientes de 6 a 11 anos, exceto: