Questões de Concurso
Filtrar
452.634 Questões de concurso encontradas
Página 690 de 90.527
Questões por página:
A antropometria refere-se à medida do tamanho e da proporção do corpo humano. Sobre o método antropométrico, pode-se destacar, EXCETO,
A força é capacidade de exercer tensão contra uma resistência, envolvendo fatores mecânicos e fisiológicos que determinam a força em algum movimento perpendicular (BARBANTI,1979). Para valência física força, utiliza-se alguns testes. Marque a alternativa em que o teste não mensura a força.
O compasso de dobras cutânea permite a mensuração da gordura corporal, por meio da coleta de pregas (dobras) cutâneas. O seu manuseio requer uma atenção especial em alguns pontos. Marque a alternativa em que se pode cometer erro de mensuração, ao utilizar o compasso de dobras cutâneas.
A arte na construção dos treinamentos por meio dos diferentes ciclos tem uma importância vital para o êxito da planificação e pelos resultados competitivos. O treinamento físico pode ser compreendido como um processo organizado e sistemático de aperfeiçoamento físico, nos seus aspectos morfológicos e funcionais, impactando diretamente sobre a capacidade de execução de tarefas que envolvam demandas motoras, sejam elas esportivas ou não (BARBANTI, TRICOLI & UGRINOWITSCH,2004). Há três estruturas temporais, segundo HARRE (1976), que são:
No final da década de 1970, inspirados no novo momento histórico por que passava o país, surge uma reação de modelo pedagógico que propõe a superação da visão biológica e de rendimento corporal. Atualmente coexistem na área de educação física vários modelos de abordagens de ensino. Darido (2003) analisou e apontou algumas características dessas abordagens descritas no quadro a seguir.
Principais autores | Livro | Área de base | Autores de base | Finalidade | Temática principal | Conteúdos | Estratégia/ Metodologia | Avaliação |
Bracht, Valter; Castellani, Lino; Taffarel, Celi; Soares, Carmen Lúcia | Metodologia do Ensino de Educação Física | Filosofia política | Saviani, Demerval; Libâneo, José carlos. | Transformação social | Cultura corporal, Visão holística. | Conhecimento sobre jogos, esporte, dança, ginástica. | Tematização | Considerar a classe social do aluno, Observação sistêmica |
Assinale a alternativa que traz a abordagem a que pertence estas características.