Filtrar


Questões por página:
No curso de Design Gráfico de um colégio técnico estão matriculadas no período noturno 60 pessoas sendo 28 mulheres e 32 homens, e as frequências desses alunos em uma determinada semana do mês de outubro estão representadas no gráfico de colunas a seguir.

Imagem associada para resolução da questão

Como podemos observar, no topo de cada coluna desse gráfico está informado o número de alunos presentes naquele referido dia da semana, identificando a quantidade de mulheres e homens presentes naquele dia.
Analisando a distribuição dos alunos presentes no curso conforme apresentado no gráfico, podemos concluir como verdadeira qual das afirmações a seguir:
No Art.5º do Código de Defesa do Consumidor e normas correlatas, de 2017, está determina o seguinte sobre o direito do consumidor:

§ 2º O exercício do direito de arrependimento implica a rescisão dos contratos acessórios, sem qualquer ônus para o consumidor.

O verbo implicar no contexto acima:

Circula em redes sociais, o seguinte poema de Silas Fonseca:


Imagem associada para resolução da questão


O texto é desenvolvido com o jogo de palavras e sobre isso pode-se afirmar que:



I. o substantivo "livro", designando objeto de leitura, é acompanhada de artigo "o"; ambos (substantivo e artigo) são flexíveis e mantêm relação de concordância nominal.


II. no verso "Não me livro", a palavra "livro" é o verbo "livrar", que mantém relação com o sujeito "eu" (implícito) e com o pronome pessoal "me".


III. o termo "livre" é um qualificador do "eu" que fala no texto.



Está correto o que se afirma em:

Leia o texto As núpcias falhas , de Murilo Mendes:

Catarina comia bife a cavalo, eu comia bife a pé. Catarina andava de bicicleta, eu andava a pé. Catarina dispunha de um enorme armário onde arrumava todos os seus pertences, eu dispunha de uma cômoda anã. Catarina depilava a axila com uma lâmina gilete, eu fazia a barba no salão Veneza. Catarina torcia pelo Botafogo, eu não torcia por clube nenhum. Catarina era Tom Mix, eu era Greta Garbo. Catarina tinha um amigo sobressalente, eu não tinha amiga sobressalente nenhuma. Catarina babava-se por doce de leite, eu, por compota de caju. Catarina gostava de farda, eu gostava de short. Catarina jogava tênis, eu jogava bilboquê. Catarina sonhava tecnicolor, eu sonhava em preto e branco.
Depois de onze meses de agridoce convivência, persuadidos da diversidade de nossos gostos e temperamentos, ajudados por uma cartomante resolvemos destruir o noivado.

Fonte: MENDES, M. As núpcias falhas. In: Revista Germina. Disponível em: https://www.germinaliteratura.com.br/mmendes.htm. Acesso em: 10 de novembro de 2024. (bilboquê: s.m. Brinquedo constituído de uma esfera de madeira com um furo, presa por um cordão a um pedaço de madeira, onde ela deve encaixar por impulso.)

No texto, as palavras "Catarina" e "eu":

Leia o cartum e indique a alternativa FALSA.


Imagem associada para resolução da questão