Filtrar


Questões por página:
Nas regiões peitoral e escapular, encontram-se os músculos toracoapendiculares anteriores, peitoral maior, peitoral menor, subclávio e serrátil anterior, cujas características fixações, inervações e principais funções estão descritas nas afirmativas a seguir. A partir da compreensão da anatomia humana acerca dessas características apresentadas no enunciado, analise as afirmativas a seguir e marque a alternativa CORRETA.
Na prática clínica dos profissionais de saúde, é cada vez mais frequente o gerenciamento de pacientes portadores de patologias relacionadas ao tronco encefálico. Isso porque, com o avanço das técnicas médicas, os pacientes que antes faleciam, hoje sobrevivem e necessitam de cuidados interdisciplinares. Esses pacientes apresentam quadros marcantes, sobretudo quando não há lesão cerebral e o paciente compreende todas as limitações que enfrenta em seu dia a dia. Essas limitações incidem não somente no estado físico do paciente, mas também em sua dinâmica psicológica, afetando negativamente sua qualidade de vida. Assim, dada tamanha importância dessa estrutura neuroanatômica, o tronco cerebral, faz-se necessário que o fisioterapeuta compreenda a fundo a sua estrutura e a função, para que possa estabelecer um adequado programa de reabilitação para o seu paciente. Considerando o conhecimento de neuroanatomia funcional humana sobre o tronco encefálico, avalie as afirmativas a seguir, julgue-as e marque a alternativa CORRETA.
A respeito do complexo do ombro, é CORRETO afirmar:
A utilização de ventilação não invasiva (VNI) com finalidade de reexpansão pulmonar recruta e estabiliza alvéolos e pequenas vias aéreas, aumentando a capacidade residual funcional (CRF) e reduzindo o shunt pulmonar
PORQUE
promove a ventilação colateral através dos poros interalveolares de Kohn, canais de Lambert que ligam os bronquíolos aos alvéolos, e os canais interbronquiolares de Martin, ajudando na resolução do colapso alveolar.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:
Baseando-se no Código de Ética e Deontologia da Fisioterapia, publicado no Diário Oficial da União, no dia 23 de maio de 2013, NÃO é correto afirmar: