Questões de Concurso
Filtrar
2.450 Questões de concurso encontradas
Página 17 de 490
Questões por página:
Quando se fala em envelhecimento, deve-se distinguir as modificações estruturais e funcionais produzidas pelo processo de envelhecimento (senescência) e as causadas pelas doenças que acometem os idosos (senilidade). Sobre o processo de envelhecimento cardiovascular, analise as afirmativas.
I - Aumento do calibre, do volume e da extensão com redução da elasticidade e maior espessura e rigidez da parede são alterações encontradas na aorta senil.
II - O aumento da espessura da parede das artérias, com consequente aumento da pressão sistólica e da pressão de pulso, leva à redução da pós-carga.
III - A infiltração gordurosa, separando o nó sinusal da musculatura atrial adjacente, contribui para o surgimento de arritmia sinusal, sendo a mais frequente a fibrilação atrial.
Estão corretas as afirmativas
A eletroterapia refere-se a equipamentos que geram corrente elétrica e podem produzir efeitos analgésicos e promover fortalecimento muscular. Sobre os equipamentos comumente utilizados para a aplicação desse recurso, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A utilização da estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) com frequências baixas (30 Hz a 40 Hz) tem objetivo analgésico para processos dolorosos agudos em pacientes com dor de alta intensidade.
( ) Em relação ao uso da estimulação elétrica funcional (FES), frequências mais baixas (30 Hz a 50 Hz) selecionam fibras tônicas ou vermelhas do tipo I e frequências mais altas (50 Hz a 80 Hz) selecionam fibras fásicas ou brancas do tipo IIb.
( ) O equipamento de corrente russa gera uma corrente elétrica que, ao entrar em contato com o corpo, promove despolarizações do motoneurônio inferior, gerando contração de músculos com inervação motora íntegra.
Assinale a sequência correta.
I - Durante a avaliação do deslocamento toracoabdominal, quando se observa um atraso de tempo entre o movimento do abdome e o do tórax, ocorre respiração anacrônica. II - A alternância de deslocamento entre os compartimentos do tórax e do abdome é um mecanismo fisiológico de defesa contra a fadiga com a finalidade de prolongar o tempo de endurance. III - Movimento paradoxal ocorre quando há movimentação oposta do compartimento abdominal e do tórax observado em pacientes com insuficiência ventilatória ou paralisia diafragmática.
Estão corretas as afirmativas