Filtrar


Questões por página:
Analise as afirmativas abaixo tendo por base o sistema de classificação da função motora grossa (GMFCS- Gross Motor Function Classification System) para a Paralisia Cerebral.

1. O GMFCS é dividido em cinco níveis (I a V), em que o nível I representa maior independência motora e o nível V maior dependência nas atividades de locomoção.
2. Crianças classificadas no nível II andam em ambientes internos e externos, mas apresentam dificuldades com superfícies irregulares, rampas ou longas distâncias.
3. No nível III, a locomoção é possível somente com cadeira de rodas elétrica, mesmo em curtas distâncias dentro de casa.
4. Crianças classificadas no nível IV geralmente dependem de assistência física ou dispositivos motorizados para mobilidade, especialmente em ambientes externos.
5. O GMFCS, mesmo em sua versão revisada e expandida, só deve ser utilizado em crianças até os 12 anos de idade.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Visualizar Questão Comentada
Durante uma sessão de reabilitação cardiovascular, um paciente relata que o esforço percebido durante o exercício é “um pouco difícil”, correspondente a nível 13 na Escala de Borg original.

Assinale a alternativa correta em relação ao caso.
Visualizar Questão Comentada
Assinale a alternativa correta tendo por base a Recomendação Brasileira de Fisioterapia na Fibrose Cística (2019).
Visualizar Questão Comentada
Assinale a alternativa correta sobre o teste de força muscular manual, conforme descrito por Kendall et al. (2019).
Visualizar Questão Comentada
Analise as afirmativas sobre a Síndrome do Túnel Carpal (STC) e seu tratamento fisioterapêutico.

1. A STC é uma neuropatia do nervo mediano, geralmente causada por compressão ou tração do nervo mediano ao nível do punho.
2. Entre os sinais e sintomas mais comuns da STC estão dor, parestesia e dormência nos dedos mínimo e anular, com melhora dos sintomas durante o repouso noturno.
3. A STC é mais prevalente em mulheres entre 40 e 59 anos, caracterizando-se por dor, parestesia e dormência nos dedos polegar, indicador, médio e face radial do anular, frequentemente com piora noturna.
4. O uso de talas imobilizadoras deve ser evitado, pois a restrição do movimento do punho leva ao enfraquecimento da musculatura, piora da estabilidade articular e piora da dor.
5. Os recursos de eletrotermofototerapia, como ultrassom e laser, podem ser utilizados para auxiliar na redução do processo inflamatório e alívio da dor.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Visualizar Questão Comentada