Filtrar


Questões por página:
O idoso com dano neurológico decorrente de qualquer processo mórbido poderá apresentar limitação funcional como consequência de alterações nos sistemas neuromuscular, musculoesquelético ou sensorial, realizando compensações. A validade das proposições a seguir com relação ao tema.

I- Após lesão encefálica ou medular que atinja os tratos descendentes moduladores, há liberação do reflexo de estiramento, determinando aspectos característicos da flacidez e postura anormal.

II- Na maioria dos casos de lesão encefálica ou medular, a espasticidade desenvolve-se gradualmente, determinada não apenas pela extensão e pela gravidade da lesão, mas também pelas influências ambientais e pelos fatores psicológicos, tais como postura, esforço e motivação.

III- A intervenção fisioterapêutica, em casos de lesão encefálica ou medular, deverá enfatizar os componentes dos padrões de movimento comprometidos por meio da inibição da espasticidade e facilitação do movimento normal, gera uma imagem proprioceptiva normal do movimento e maior habilidade no reaprendizado do movimento seletivo.

É (são) válido (a) as proposições citadas em qual alternativa.
O puerpério caracteriza-se por ser uma fase frágil do ciclo gravídico puerperal em que ocorrem fenômenos involutivos da gestação e que exige cuidados especiais. Considerando-se a intervenção fisioterapêutica nessa fase, avalie as proposições a seguir:

I- A atuação do fisioterapeuta no puerpério imediato pode incluir orientações à mulher para utilizar-se do treinamento do assoalho pélvico, com contrações fortes e rítmicas.

II- No puerpério imediato, o enfraquecimento dos músculos do assoalho pélvico e o prolapso genital podem ser secundários ao desequilíbrio da dinâmica postural.

III- Em mulheres submetidas à episiotomia, as contrações promovem aumento do fluxo sanguíneo local, aceleram o processo de cicatrização, além de amenizar a dor e o edema.

Está CORRETO o que se afirma em:
A paralisia braquial perinatal (PBP) ou paralisia braquial obstétrica (PBO) é caracterizada por uma incapacidade que ocorre no período perinatal e resulta em paralisia e/ou paresia flácida associada ou não à perda da sensibilidade no membro afetado. Para a análise da ativação muscular em crianças com PBP, podem-se avaliar alguns reflexos/reações. Dentre eles, há um cuja resposta é a abdução do ombro/rotação externa e flexão do cotovelo. Essa resposta corresponde a:
A marcha de um indivíduo pode apresentar alterações quando acometido por alguma alteração de ordem estrutural ou patológica. Diante disso, marque a alternativa que apresente uma afirmação CORRETA sobre o assunto.
O complexo lombopélvico consiste na coluna lombar e na articulação sacroilíaca. Esse complexo pode ser a fonte de muitos sintomas, tanto graves quanto benignos. O fisioterapeuta que examina e trata essa região deve ter conhecimentos sólidos e amplos de anatomia e de biomecânica. Há diversos testes especiais que auxiliam no processo de avaliação do paciente. Um deles destina-se a estressar o sistema vascular dos membros inferiores sem causar nenhuma estenose do canal central ou do forame que possa ser erroneamente interpretada como claudicação neurogênica intermitente. Esse teste é: