Filtrar


Questões por página:
Homem,83 anos, hipertenso e diabético, sem história prévia de transtornos mentais, é levado para consulta com a esposa relatando que o marido, nos últimos dois dias, começou a queixar que há pessoas que visitam seu quarto à noite e querem agredi-lo, o que tem gerado bastante agitação noturna. Durante o dia, tem permanecido sonolento, com dificuldade para realizar as atividades cotidianas, até mesmo para se alimentar ou cuidar de sua higiene. O paciente não apresenta queixas e mostra-se aparentemente orientado no momento da consulta. Exame físico sem maiores anormalidades. Exames laboratoriais: hemograma revela 12 800 leucócitos/mm³; exame de urina com 1 milhão de leucócitos e nitrito positivo.
O tratamento correto dos sintomas psiquiátricos será feito com a administração de
Homem,60 anos, etilista de longa data, apresenta confusão mental, oftalmoplegia com nistagmo e ataxia cerebelar de instalação aguda, associados à prostração, hipotensão arterial e hipotermia.
O diagnóstico neurológico emergencial é de
Homem,55 anos, tem o hábito de beber de quatro a seis doses de uísque diariamente ao chegar em casa, há cerca de 25 anos, interrompido durante viagem com a família. No quarto dia de viagem, apresenta ansiedade, tremor em membros superiores, taquicardia e insônia.
O medicamento mais adequado para o tratamento desses sintomas é:
Homem,22 anos de idade, chega ao pronto atendimento com história de alteração do comportamento há 2 dias, tendo agredido a mãe há poucas horas. Acusa os pais de colocarem câmeras pela casa para vigiá-lo e de tentarem envenená-lo. Os pais relatam que o paciente faz uso abusivo de álcool e uso regular de maconha há um ano, além de grandes quantidades de cocaína no último mês. Negam doenças prévias do filho e referem história de dependência química e de esquizofrenia na família (tio e primos). O exame clínico é normal e o do estado mental revelou desorientação alopsíquica, hipotenacidade, agitação psicomotora e presença de ideias delirantes de caráter persecutório.
Considerando a hipótese diagnóstica correta, assinale a alternativa que contém o tratamento inicial de escolha no pronto atendimento.
Mulher,25 anos, procura atendimento médico referindo perda do interesse por tudo, tristeza com choro fácil e ganho de peso há 4 semanas. Relata muito sono e, mesmo dormindo 10 horas por noite, acorda cansada. Comenta que tem preferido ficar sozinha na maior parte do tempo e pensa que isso possa ser um castigo por algo que tenha feito, mas não sabe dizer o quê. Não apresenta antecedentes de doenças e não faz uso de medicamentos ou uso de drogas lícitas ou ilícitas.
Assinale a alternativa que contém o diagnóstico e conduta, respectivamente.