Filtrar


Questões por página:

Para que a escola brasileira cumpra, na atualidade, com sua função social, é fundamental que o professor exerça papéis diversos daqueles que desempenhou no passado - no contexto das tendências pedagógicas tradicionais - em relação ao processo de ensino aprendizagem. Nesse sentido, é fundamental que reconheça a importância da interação social na construção do sujeitos; que supere a lógica de transmissão de conhecimentos, substituindo-a pelo diálogo efetivo entre estudantes, professores, realidade e saberes diversos; que atue com intencionalidade pedagógica, auxiliando o estudante no estabelecimento de conexões entre novos conhecimentos e aqueles já construídos e que incentive os alunos no desenvolvimento gradual de uma atitude de autonomia.


A reflexão apresentada tem relação com qual conceito pedagógico:

Para atender à política inclusiva, o intérprete educacional é o profissional que trabalhará na mediação da comunicação entre aluno surdo e o contexto educativo. Trabalho em prol do acesso ao ensino, auxiliando _______________________.


Assinale a alternativa que corretamente preenche a lacuna no excerto:

A prática escolar consiste na concretização das condições que asseguram a realização do trabalho docente. Tais condições não se reduzem ao estritamente "pedagógico", já que a escola cumpre funções que lhe são dadas pela sociedade concreta que, por sua vez, apresenta-se como constituída por classes sociais com interesses antagônicos (LIBÂNEO,2014, 19/21).
Libâneo (2014) organiza um levantamento das tendências pedagógicas que têm se firmado nas escolas pela prática dos professores, fornecendo uma breve explanação dos pressupostos teóricos e metodológicos de cada uma.
I. A Pedagogia Liberal sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papeias sociais, de acordo com as aptidões coletivas. II. A tendência Liberal Renovada acentua, igualmente, o sentido da cultura como desenvolvimento das aptidões coletivas. Mas a educação é um processo externo, não interno; ela parte das necessidades e interesses coletivos necessários para a adaptação ao meio. III. A tendência liberal tecnicista subordina a educação à sociedade, tendo como função a preparação de "recursos humanos"(mão-de-obra para indústria). IV. O papel da escola na Tendência liberal renovada progressivista é o de adequar as necessidades coletivas ao meio social e, para isso, ela não deve se organizar de forma a retratar, o quanto possível, a vida. V. A pedagogia progressista tem-se manifestado em três tendências: a libertadora, mais conhecida como pedagogia de Paulo Freire, a libertária, que reúne os defensores da autogestão pedagógica; a crítico-social dos conteúdos que, diferentemente das anteriores, acentua a primazia dos conteúdos no seu confronto cor as realidades sociais.
Está correto o que se afirma, apenas, em:
No livro Documentos de identidade; uma introdução às teorias do currículo (1999), Tomaz Tadeu da Silva, afirma que a partir das teorizações críticas de base marxista, a questão da desigualdade - tomada como fenômeno vinculado à injustiça - se estabeleceu nesse campo de discussão. A preocupação em compreender, na perspectiva de transformar, os contextos através dos quais a escola atuava de forma discriminatória em relação às classes trabalhadoras mobilizou a produção de autores das denominadas teorias críticas, como Bordieu, Passeron, Michel Apple, Paulo Freire, por exemplo, e de correntes de pensamento como a Nova Sociologia da Educação.
Com as teorias críticas aprendemos que o currículo é:
Os estudos de Piaget, assim como os de seus seguidores, demonstraram que nem todos os conhecimentos são da mesma natureza. Portanto, de acordo com o referencial piagetiano, há três tipos de conhecimentos:

I. Conhecimento lógico-matemático II. Conhecimento linguístico III. Conhecimento social IV. Conhecimento lúdico V. Conhecimento físico

Sobre os três tipos de conhecimentos acima, assinale a alternativa correta: