Questões de Concurso
Filtrar
                
                  2.663 Questões de concurso encontradas                
                
                
                  Página 250 de 533                
                
                      Questões por página:
    
                    
                
              
              
            
            ______ A saúde do corpo e a educação moral se tornaram uma das preocupações centrais da Educação Física sob a influência higienista. ______ O desenvolvimento de aptidões esportivas nos alunos mais aptos foi o principal objetivo da Educação Física, no período de influência militarista. ______ Formar alunos críticos, criativos e conscientes era a meta da Educação Física no período de influência esportivista. ______ A formação de uma geração forte e energética, necessária à nação, era objetivo da Educação Física, numa visão progressista pós década de 1980.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Sobre os aspectos da aprendizagem motora, analise as assertivas a seguir e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA:
I. Aprendizagem: é um estado interno que é relativamente permanente, e requer prática para ocorrer, sendo difícil de observar e mensurar – trabalha com a aquisição de movimentos habilidosos como resultado da prática.
II. Controle motor: é a capacidade de regular e orientar os mecanismos essenciais para o movimento – tenta compreender os aspectos neurais, físicos e comportamentais do movimento ao longo da vida.
III. Desenvolvimento motor: mudanças no comportamento motor, ao longo do ciclo de vida resultante de forma exclusiva da genética. Enfoca mudanças que ocorrem numa escala de tempo de meses, anos, décadas e que ocorrem em classes de movimento: orientação/controle postural, locomoção, manipulação, expressão.
I. A Dimensão Atitudinal refere-se à abordagem das regras, técnicas, dados históricos das modalidades e ainda reflexões a respeito da ética, estética, desempenho, satisfação e eficiência. II. A Dimensão Conceitual diz respeito ao conteúdo ensinado pelo professor, que não deve girar apenas em torno das habilidades motoras e do esporte, mas também da organização, sistematização de informações e aperfeiçoamento. III. A Dimensão Procedimental inclui não só a focalização por parte do professor nas normas, nos valores e nas atitudes, mas também sua vivência dessas durante as aulas; ou seja, não se trata apenas de abordar a cooperação, é preciso vivenciá-la.
Apesar do grande número de abordagens no contexto da Educação Física escolar brasileira, é preciso ressaltar que a discussão e o surgimento dessas tendências significou o abandono de práticas vinculadas ao modelo esportivo, biológico ou, ainda, ao recreacionista, que podem ser considerados os mais frequentes na prática do professor de Educação Física escolar.