Filtrar


Questões por página:
O jogo de damas é frequentemente utilizado na prática pedagógica para trabalhar a capacidade de raciocínio, desenvolver a cognição, favorecer aspectos como destreza e outras habilidades inerentes ao desenvolvimento infantojuvenil. Além disso, o jogo tem sido utilizado por professores como uma ferramenta aliada à consciência da sustentabilidade, que ensina os alunos a reutilizarem tampas de garrafa PET, fazendo-as de peças de tabuleiro, diminuindo a produção de lixo e material não biodegradável e contribuindo com o planeta em que vivemos. Tratando-se da técnica propriamente dita, o objetivo central do jogo de damas consiste em:

Imagem associada para resolução da questão
O dia 04 de março é celebrado como o dia oficial de combate à obesidade, um dos problemas de saúde pública enfrentados na contemporaneidade. Uma das causas fisiológicas para a ocorrência e explicação deste fenômeno de ganho de peso pode ser descrito como:


Imagem associada para resolução da questão
No basquetebol, duas equipes competem para marcar pontos ao arremessar a bola na cesta. Conforme as regras oficiais do basquetebol, sobre a pontuação, assinalar a alternativa CORRETA.
A articulação radioulnar proximal desempenha um papel fundamental na biomecânica do antebraço, sendo crucial para a realização de movimentos como a pronação e a supinação. Caracterizada como uma articulação sinovial, ela permite que a cabeça do rádio gire em torno da incisura radial da ulna. Esse movimento é facilitado pelo ligamento anular do rádio, que envolve a articulação, garantindo estabilidade e mobilidade adequadas. Em relação ao plano e eixo do movimento de pronação e supinação, é CORRETO afirmar que estes correm:
O desenvolvimento da linguagem na vivência infantil está conectado a outras diversas áreas do desenvolvimento humano e, nesse contexto, a educação física escolar pode exercer influência direta e contribuir positivamente com o aprimoramento da linguagem do indivíduo. Sobre essa contribuição, analisar os itens.


I. Propiciar a comunicação e a socialização dos alunos durante as atividades, levando-os a interagir verbalmente e não verbalmente, através da fala, de gestos e expressões, trocados a todo o momento com os colegas e com professores.
II. Aquisição de novos vocabulários específicos durante o aprendizado de técnicas e regras esportivas.
III. Aprendizagem de instruções e o ato de seguir regras esportivas ensinadas pelos professores, passando a seguir comandos, promovendo a aquisição de habilidades e a capacidade de seguir ou executar uma sequência de ações durante os jogos ou brincadeiras.
IV. Propiciar à criança a capacidade de participar e viver os jogos e as brincadeiras, levando-as a compartilhar histórias e relatos sobre suas experiências com seus pais, amigos, familiares ou professores.
V. Possibilitar à criança a capacidade de manifestar as suas próprias expressões autênticas e sentimentos, favorecendo o desenvolvimento emocional e corporal dela.


Está CORRETO o que se afirma: