Filtrar


Questões por página:
"Brincadeiras, danças e cantigas de roda, conforme Wiggers (2005) fazem parte daquilo que se convencionou chamar de cultura corporal infantil. Como construção cultural de um determinado grupo, como fator distintivo das suas gentes, é possível afirmar que essas práticas corporais constituem-se, antes de qualquer coisa, em um fator de":
[NEIRA, M. G. Valorização das identidades: A cultura corporal popular como currículo multicultural da Educação Física − Motriz, Rio Claro, v.13, n.3 p.174?180 jul./set.2007. Disponível em: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/viewFile/820/885].
Visualizar Questão Comentada
A Pedagogia da Cultura Corporal, proposta por Neira e Nunes (2008), critica a visão tradicional da Educação Física, que prioriza o tecnicismo e o esportivismo. Em contraposição, essa abordagem pedagógica valoriza as diversas manifestações da cultura corporal, buscando compreender seus significados sociais, históricos e culturais, e promovendo a reflexão crítica dos alunos sobre suas próprias experiências com o movimento. Considere as afirmativas relacionadas a esse tema. Registre (V), para verdadeiras, e (F), para falsas.
(__) As práticas corporais como expressões universais e manifestações intrínsecas à natureza humana, embora influenciadas superficialmente por aspectos culturais, obedecem a um desenvolvimento motor e técnico universal, determinado somente por fatores biológicos.
(__) A análise epistemológica das práticas corporais, buscando a identificação de leis universais do movimento, requer a abstração das contingências socioculturais, concentrando-se nos aspectos estruturais e funcionais inerentes à corporeidade humana.
(__) As práticas corporais, construídas socialmente, manifestam a diversidade de dinâmicas culturais, identidades e valores que caracterizam cada grupo, configurando-se, assim, como expressões contextualmente específicas.
Assinale a alternativa com a sequência correta.
Visualizar Questão Comentada

Observe atentamente a imagem a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) organiza os esportes em diferentes categorias, considerando critérios como a interação entre os participantes, o objetivo da prática e as habilidades motoras envolvidas. Essa organização em categorias possibilita uma melhor compreensão das diferentes modalidades esportivas e facilita o planejamento pedagógico, permitindo que os professores de Educação Física explorem a diversidade de práticas e promovam o desenvolvimento integral dos alunos. Os esportes demonstrados na imagem acima, basquete e futebol, são citadas pela BNCC como exemplos de qual categoria de esportes?


Visualizar Questão Comentada
Qual músculo é responsável por flexionar o braço no cotovelo?
Questão Anulada

Em Metodologia do Ensino de Educação Física, Soares et al. (1992) apoiam-se na pedagogia histórico-crítica para afirmar uma teleologia voltada à formação de indivíduos críticos, engajados na transformação social e comprometidos com a classe trabalhadora. Partindo do conhecimento da cultura corporal empregado nesta abordagem pedagógica, a teleologia, segundo Soares et al. (1992), é: