Filtrar


Questões por página:

A Educação Física, enquanto disciplina escolar, tem sido permeada por diferentes abordagens didático-metodológicas ao longo do tempo. Cada uma dessas abordagens reflete uma concepção específica sobre o papel dessa disciplina na formação integral do indivíduo. Ao associar as abordagens à sua respectiva crítica recebida, podemos compreender melhor as implicações pedagógicas de cada enfoque. Associe as abordagens didático-metodológicas da Educação Física à sua respectiva crítica:

Imagem associada para resolução da questão


Marque a sequência CORRETA da associação:

Visualizar Questão Comentada

Durante uma trilha em ambiente montanhoso, um praticante percebe uma dificuldade respiratória devido à redução da pressão atmosférica. Analise as afirmações e assinale com V para verdadeiro e F para falso.


( ) A redução da pressão atmosférica em ambientes elevados pode causar desconforto respiratório.

( ) A respiração torna-se mais fácil em altitudes elevadas devido ao ar rarefeito.

( ) O aumento da altitude não afeta o transporte de oxigênio para os tecidos musculares.

( ) A aclimatação progressiva pode ajudar o organismo a se adaptar às condições de baixa pressão atmosférica.

( ) O desconforto respiratório em ambientes montanhosos não tem relação com a fisiologia do exercício.


Assinale a alternativa que corresponde CORRETAMENTE os verdadeiros e falsos:

Assinale a assertiva que NÃO se relaciona a uma característica das práticas corporais de aventura:

Visualizar Questão Comentada

Ao planejar uma aula de Educação Física no Ensino Fundamental, um professor deve considerar as seguintes competências indicadas na Base Nacional Curricular Comum (BNCC), EXCETO:

Visualizar Questão Comentada
Ao planejar uma aula sobre saúde corporal na era das redes sociais, o professor deve considerar os seguintes aspectos:


I. Promover um debate sobre os efeitos positivos e negativos das redes sociais na imagem corporal dos alunos.

II. Apresentar informações sobre os perigos da comparação social e da busca por um corpo "perfeito".

III. Incentivar os alunos a desenvolverem uma postura crítica em relação aos conteúdos que consomem nas redes sociais.

IV. Propor atividades que promovam a autoestima, o respeito à diversidade corporal e a valorização da individualidade.

V. Orientar os alunos sobre como utilizar as redes sociais de forma saudável e responsável.


Estão CORRETAS as afirmativas: