Filtrar


Questões por página:
Durante o planejamento anual, a professora Júlia busca articular as práticas corporais aos campos de experiência e às aprendizagens essenciais previstas na BNCC para o 5º ano. Ao analisar suas turmas, percebe que alguns estudantes não compreendem plenamente o propósito pedagógico das atividades propostas, o que a leva a reconsiderar seus procedimentos avaliativos. À luz das concepções contemporâneas de avaliação na Educação Física Escolar, especialmente aquelas que a entendem como elemento estruturante do processo de ensino e aprendizagem, a prática avaliativa mais adequada à situação descrita deve:
Para Vago (2009), o predomínio do esporte como conteúdo dos programas escolares de educação física produz um efeito perverso na formação cultural dos estudantes.
São efeitos perversos descritos, EXCETO:
Um dos desafios do professor de educação física na sua intervenção pedagógica é organizar o ensino de forma que os estudantes expandam suas experiências por meio de um rico patrimônio cultural (Vago,2009).
De acordo com Vago (2009), é CORRETO afirmar que o desafio do professor é organizar o ensino para que seus estudantes realizem o direito de:
A racionalização, a secularização e o controle detalhado da gestualidade do corpo são características do esporte moderno (Melo et al.,2010).
A partir dessa análise, é CORRETO afirmar que:
Intensidade, duração, frequência e tipo de sobrecarga metabólica são parâmetros que influenciam as adaptações nas funções fisiológicas e metabólicas (McArdle et al.,2008).
O princípio que CORRETAMENTE explica essas adaptações é o da: