Filtrar


Questões por página:
Para Betti e Zuliani (2002), a escolha de conteúdos específicos e estratégias a serem desenvolvidas nas aulas de Educação Física do ensino médio devem obedecer a alguns princípios metodológicos gerais, tais quais estão listados abaixo. Com base no texto dos autores, associe os princípios metodológicos às suas respectivas caracterizações. I) Princípio da inclusão II) Princípio da complexidade III) Princípio da diversidade IV) Princípio da adequação ao aluno ( ) Os conteúdos devem adquirir dificuldade crescente com o decorrer das séries, tanto do ponto de vista estritamente motor (habilidades básicas à combinação de habilidades, habilidades especializadas, etc.) como cognitivo (da simples informação à capacidade de análise, de crítica, etc.).
( ) A escolha dos conteúdos deve, tanto quanto possível, incidir sobre a totalidade da cultura corporal de movimento, incluindo jogos, esporte, atividades rítmicas/expressivas e dança, lutas/artes marciais, ginásticas e práticas de aptidão física, com suas variações e combinações. ( ) Os conteúdos e estratégias escolhidos devem sempre propiciar o envolvimento de todos os alunos. ( ) Em todas as fases do processo de ensino devese levar em conta as características, capacidades e interesses do educando, nas perspectivas motora, afetiva, social e cognitiva. Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo:
Na passagem do século, novas implicações sociais passaram a ocorrer no fenômeno sociocultural do esporte. Estas modificações se iniciaram no início dos anos 90 e prosseguiram com muita ênfase no início do século XXI (TUBINO,2001). Essas modificações podem ser listadas abaixo, EXCETO uma. Assinale-a.
As orientações curriculares para o ensino médio (2006), no que tange à Educação Física, apresentam alguns direcionamentos para os quais deve ser o papel deste componente curricular junto às ações na escola e a contribuição junto aos alunos. Em relação a este contexto, é CORRETO afirmar que:
Uma das grandes críticas apresentadas pelas orientações curriculares para o ensino médio (2006) se dá quanto à forma esportiva/competitiva utilizada como método e princípio orientador das práticas pedagógicas das aulas de Educação Física. Em linhas gerais, a crítica reside na esportivização dos conteúdos ao longo das últimas décadas. Com base nessa perspectiva, podemos afirmar que são características comuns ao contexto apresentado, EXCETO:
Segundo Costa e Greguol (2013), ao se pensar em desenvolver um programa de atividade motora voltado a pessoas com deficiência visual, surge uma sensação de insegurança, que conduz à busca de informações para respaldar tal prática pedagógica. A singularidade das situações que se apresentam ao professor de Educação Física requer diagnóstico adequado e prescrição individualizada de exercícios e atividades motoras. Sobre a deficiência visual, assinale a alternativa INCORRETA