Filtrar


Questões por página:
Os processos de ensino e aprendizagem da Química envolvem diferentes abordagens pedagógicas e metodológicas, desde o uso de materiais didáticos até a incorporação de perspectivas históricas e filosóficas da ciência. Sobre o tema, analise as assertivas abaixo:

I. Os livros paradidáticos auxiliam o aluno a compreender de forma contextualizada os conceitos químicos presentes no mundo, possibilitando a formação social crítica e reflexiva.
II. A pesquisa em ensino de Química no Brasil tem contribuído para a construção de novas metodologias, promovendo um ensino mais contextualizado e alinhado às necessidades dos estudantes.
III. O livro paradidático é um recurso importante, pois além de complementar o livro didático, também auxilia a prática pedagógica do professor em sala de aula, proporcionando para os alunos novas abordagens a respeito dos temas estudados e/ou propondo outros.

Quais estão corretas?
A reação de decomposição do carbonato de cálcio em óxido de cálcio e dióxido de carbono é um processo endotérmico, conforme representado pela equação termoquímica abaixo:

CaCO3 (s) → CaO (s) +CO2 (g) ΔH=+178kJ/mol

Com base nessa reação e nos conceitos de termoquímica, analise as assertivas abaixo:

I. Como a reação é endotérmica, a energia dos produtos é maior do que a energia dos reagentes.
II. Se 2 moles de carbonato de cálcio forem decompostos, a energia absorvida será de 356 kJ.
III. A decomposição do carbonato de cálcio será favorecida a baixas temperaturas, segundo o princípio de Le Chatelier.
IV. Se essa reação ocorresse no sentido inverso, o ΔH seria -178kJ, caracterizando uma reação exotérmica.

Quais estão corretas?
A prática de ensino na formação docente e o estágio supervisionado são fundamentais para a construção da identidade profissional dos futuros professores de Química. Sobre o tema, analise as assertivas a seguir:

I. O estágio supervisionado permite que os futuros professores vivenciem a realidade escolar, possibilitando a aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos na universidade.
II. A observação e a participação ativa no ambiente escolar durante o estágio são essenciais para compreender os desafios da prática docente e desenvolver estratégias didáticas eficazes.
III. O estágio supervisionado deve ser exclusivamente uma experiência de aplicação de metodologias pré-definidas, sem necessidade de reflexão crítica sobre a prática docente.
IV. A interação com professores experientes durante o estágio supervisionado contribui para a formação profissional, permitindo a troca de conhecimentos e o desenvolvimento de uma visão mais ampla do ensino de Química.
V. Uma função importante do professor supervisor de estágio é a de incentivar uma postura reflexiva, não só durante a atuação em período de estágio, mas também durante toda a sua carreira profissional.

Quais estão corretas?
A avaliação no ensino de Química deve considerar diferentes abordagens para medir o desenvolvimento do aluno e sua capacidade de aplicar conceitos teóricos na resolução de problemas. Sobre as práticas avaliativas na disciplina de Química, analise as assertivas abaixo:

I. A avaliação diagnóstica permite identificar conhecimentos prévios dos alunos e ajustar a abordagem pedagógica conforme suas necessidades.
II. As avaliações somativas, como provas tradicionais, são as únicas formas eficazes de medir o aprendizado dos estudantes em Química.
III. O uso de metodologias ativas na avaliação, como a resolução de problemas e projetos experimentais, favorece o desenvolvimento de competências investigativas e críticas.

Quais estão corretas?
O uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ensino de Química tem se mostrado uma ferramenta eficiente para melhorar a aprendizagem dos alunos. São vantagens do uso das TICs no ensino de Química, EXCETO: