Questões de Concurso
Filtrar
3.049 Questões de concurso encontradas
Página 18 de 610
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Águia Branca - ES
Disciplina:
História
Abaixo apresentamos um excerto escrito pelo historiador Boris Fausto, leia com atenção:
‘A população da colônia viveu em sua grande maioria no campo. As cidades cresceram aos poucos e eram dependentes do meio rural, a própria capital da Colônia foi descrita por Frei Vicente de Salvador, no século XVI, como ‘cidade esquisita, de casas sem moradores, pois os proprietários passavam mais tempo em suas roças rurais, só acudindo no tempo das festas’. Um padre jesuíta refere-se à pobreza da pequena São Paulo, no século XVII, como resultado da constante ausência de habitantes”.
Com base no texto e em seus conhecimentos, assinale a alternativa incorreta.
‘A população da colônia viveu em sua grande maioria no campo. As cidades cresceram aos poucos e eram dependentes do meio rural, a própria capital da Colônia foi descrita por Frei Vicente de Salvador, no século XVI, como ‘cidade esquisita, de casas sem moradores, pois os proprietários passavam mais tempo em suas roças rurais, só acudindo no tempo das festas’. Um padre jesuíta refere-se à pobreza da pequena São Paulo, no século XVII, como resultado da constante ausência de habitantes”.
Com base no texto e em seus conhecimentos, assinale a alternativa incorreta.
Concurso:
Prefeitura de Águia Branca - ES
Disciplina:
História
Com base em seus conhecimentos sobre a economia aurífera colonial brasileira, podemos afirmar que:
Concurso:
Prefeitura de Águia Branca - ES
Disciplina:
História
Nos anos 1980 e início dos anos 1990, as propostas curriculares e o ensino de História sofreram fortes influências dos debates historiográficos e pedagógicos e das mudanças paradigmáticas no âmbito da História. Os PCNs passaram a questionar os métodos e as concepções concebidos como tradicionais e afirmaram que os estudos no campo da produção do conhecimento histórico, nas últimas décadas, têm proporcionado novos olhares aos historiadores, professores e alunos. Esses estudos têm refletido criticamente sobre os agentes condutores da história, os povos e culturas sobre os quais os estudos históricos devem lançar seus olhares, as fontes utilizadas pelos historiadores, as noções de tempo histórico e as relações entre a História e outras disciplinas. Assim, os PCNs acabaram se aproximando de qual corrente historiográfica?
Concurso:
Prefeitura de Serra - ES
Disciplina:
História
Analise o trecho e assinale a alternativa que completa respectivamente as lacunas:
Em síntese, a fixação dos princípios do materialismo histórico em uma espécie de modelo, completo e _____, para a análise da realidade, a sensação intelectual de que tudo já estava explicado, basicamente em termos de dominação e resistência, levaram muitos intelectuais, alguns deles _____, _____ de uma matriz teórica muito rígida e a se voltarem para outras questões e temas, que demandavam também novos referenciais de análise.
Em síntese, a fixação dos princípios do materialismo histórico em uma espécie de modelo, completo e _____, para a análise da realidade, a sensação intelectual de que tudo já estava explicado, basicamente em termos de dominação e resistência, levaram muitos intelectuais, alguns deles _____, _____ de uma matriz teórica muito rígida e a se voltarem para outras questões e temas, que demandavam também novos referenciais de análise.
Concurso:
Prefeitura de Serra - ES
Disciplina:
História
Leia com atenção:
I- Um objeto só se torna documento quando apropriado por um narrador que a ele confere sentido, tornando-o incapaz de expressar a dinâmica da vida das sociedades; II- O que interessa no conhecimento histórico é perceber a forma como os indivíduos construíram, com diferentes linguagens, suas narrações sobre o mundo em que viveram e vivem suas instituições e organizações sociais; III- O historiador não faz o documento falar: é o historiador quem fala e a explicitação de seus critérios e procedimentos é fundamental para definir o alcance de sua fala. Toda operação com documentos, portanto, é de natureza retórica.
Dos itens acima:
I- Um objeto só se torna documento quando apropriado por um narrador que a ele confere sentido, tornando-o incapaz de expressar a dinâmica da vida das sociedades; II- O que interessa no conhecimento histórico é perceber a forma como os indivíduos construíram, com diferentes linguagens, suas narrações sobre o mundo em que viveram e vivem suas instituições e organizações sociais; III- O historiador não faz o documento falar: é o historiador quem fala e a explicitação de seus critérios e procedimentos é fundamental para definir o alcance de sua fala. Toda operação com documentos, portanto, é de natureza retórica.
Dos itens acima: