Filtrar


Questões por página:
Numa produção conjunta italiana, espanhola, inglesa e alemã de 1995, dirigida por Ken Loach, o filme “Terra e Liberdade”, pode ser considerado um clássico do cinema político. No filme, são retratadas as dificuldades dos revolucionários pertencentes aos vários segmentos de esquerdas, que lutaram contra os extremistas de direita de linha fascista, durante a sangrenta Guerra Civil Espanhola (1936 – 1939).


Imagem associada para resolução da questão


A partir das informações acima, considerando os acontecimentos que envolveram a Guerra Civil Espanhola, pode-se aferir que:
Leia o trecho a seguir.

“Assim como não veio substituir homens, a revolução não veio também substituir partidos. O seu programa é substituir princípios e normas para evitar o regresso à política dos antigos donos da República, dos senhores absolutos do regime.”
(Entrevista de Osvaldo Aranha ao Jornal Correio do Povo, edição de 14/06/1931.)

O fragmento descreve um pouco um dos significados do Movimento Político e Militar que pôs fim à República Oligárquica no Brasil, que se estendeu de 1889 até 1930. Com o fim da Primeira República, teve início:
Leia o trecho a seguir.

“Em vista de tais armas, o ritmo do conflito bélico vindouro será ditado pela tentativa não só de defender-se, mas também de su-plantar os terrores provocados pelo inimigo por terrores dez vezes maiores.”
(Walter Benjamin. “As armas do futuro”. In: Ilustríssima/ Folha de São Paulo, 28/07/2013)

Com base no fragmento, podemos afirmar como uma das causas principais da Primeira Guerra Mundial:
Observe o quadro com dados oficiais sobre a imigração no país, segundo a nacionalidade, de 1884 a 1939 (Fonte: IBGE).

Imagem associada para resolução da questão


Acerca dos dados apresentados pela tabela, referindo-se à história da imigração no Brasil, pode-se concluir que a:
Visualizar Questão Comentada
Leia o trecho a seguir.
“(...) Em 1876, em Macaé, o fazendeiro Manoel Cruz Senna reclamava que seus escravos estavam refugiados no interior da sua fazenda. As escapadas tinham começado havia cerca de cinco anos, tendo, pouco a pouco, envolvido a maior parte dos escravos até formarem um quilombo. Havia pelo menos 39 escravos seus aquilombados na fazenda Santo Antônio, localizada na freguesia de Macabu.”

(GOMES, Flavio, DOMINGUES, Petrônio(orgs). Políticas da Raça – Experiências e Legados da Abolição e da Pós emancipação no Brasil. São Paulo. Selo Negro, 2014. p: 86.)

O texto aborda uma das formas de resistência à escravização, com a formação de quilombos, e destacando o protagonismo dos africanos escravizados contra o sistema escravista, que entrou em colapso entre as décadas de 1870 e 1880. Acerca do processo de abolição do trabalho escravo no Brasil, pode-se concluir que: