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A crise da civilização contemporânea, expressa em um pós-modernismo cultural de difícil conceituação, estancou o processo de aproximação da história com outras áreas do conhecimento e, em consequência, estimulou o retorno da tradicional definição de história como ciência do passado.
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Relativamente à sua natureza, as fontes enquadram-se em categorias diversas. Traços do passado que sobrevivem nas sociedades humanas, como instituições, costumes, tradições, crenças ou mesmo idiomas de origem muito distante no tempo, constituem as fontes imateriais.
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Os historiadores positivistas enfatizavam, no processo de produção do conhecimento histórico, os depoimentos de testemunhas de determinado fato, sendo o uso de documentos escritos, para eles, não mais que acessório.
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Segundo a Constituição Federal vigente, inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação são, entre outras formas de acautelamento e preservação, exemplos de ações a serem empreendidas pelo poder público para, em colaboração com a comunidade, promover e proteger o patrimônio cultural brasileiro.
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A Constituição de 1988 avançou na compreensão abrangente do que seja patrimônio cultural, incluindo nesse conceito os bens de natureza material e imaterial — vistos coletiva ou individualmente — portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos mais diversos grupos formadores da sociedade brasileira.