Filtrar


Questões por página:
“O desbravamento na região que hoje compreende o Estado de Minas Gerais se iniciou no século XVI, por meio do trabalho dos _____________, em busca de _______________________. Em 1709, foi criada a Capitania de São Paulo e Minas de Ouro, que, em 1720, foi desmembrada em São Paulo e Minas Gerais”. Disponível em:
https://www.mg.gov.br/pagina/historia
A alternativa que completa corretamente as lacunas é:
“Art.402. Fazer nas ruas e praças públicas exercícios de agilidade e destreza corporal, conhecidos pela denominação de capoeiragem: andar em correrias, com armas ou instrumentos capazes de produzir uma lesão corporal, provocando tumulto ou desordens, ameaçando pessoa certa ou incerta ou incutindo temor, ou algum mal: Pena: De prisão celular de dois a seis meses.” (Código penal de 1890, apud SOARES, C. A negregada instituição. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura,1994, p.301.).
O documento evidencia que:
“A Cabanagem, movimento político constituído no Pará e no Amazonas pelos cabanos – aqueles que moravam em casas pobres, cabanas – expressou um momento das lutas liberais pela independência e igualdade no Brasil no séc. XIX. Cabanos eram os ‘Tapuias’ (termo utilizado na Amazônia para os indígenas que já eram cristãos e mantinham contatos pacíficos com os brancos [...]), os negros escravizados, os grupos indígenas diversos e a população cabocla ribeirinha, sendo os ‘Tapuias’ majoritários na revolta [...].” (Adaptado de OLIVEIRA, J.; FREIRE, C. A presença indígena na formação do Brasil. Brasília: LACED,2006, p.90).
Assinale a alternativa correta.

“Movimento indígena, segundo uma definição mais comum entre as lideranças indígenas, é o conjunto de estratégias e ações que as comunidades, organizações e povos indígenas desenvolvem de forma minimamente articulada em defesa de seus direitos e interesses coletivos.” (BANIWA, G. Movimentos e políticas indígenas no Brasil contemporâneo. Revista Tellus,2007, p.128).

Assinale a alternativa correta.

“Em meados de fevereiro [de 1954],42 coronéis e 39 tenentes-coronéis do Exército entregaram um manifesto com críticas acerbas ao governo [de Vargas] nas mãos de seus comandantes, e estes, por sua vez, deram imediata divulgação ao documento, que passou a circular entre os parlamentares da UDN e os jornalistas da oposição.”. (SCHWARCZ, L.; STARLING, H. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia da Letras,2015, p.406).
Assinale a alternativa correta.