Filtrar


Questões por página:
“Em determinados períodos da História, há mudanças significativas que acontecem em curto espaço de tempo. Foi assim no início do século XIX, mais precisamente entre 1808 e 1824, na América de colonização espanhola. Em pouco mais de uma década, o imenso Império Espanhol desmoronou e novos Estados independentes surgiram.” (PRADO, M.; PELLEGRINO, G. História da América Latina. São Paulo: Contexto,2018, p.25).
Analise os itens e assinale a alternativa correta.

I- Os processos de independência na América tiveram a contribuição de indígenas, escravizados negros e da população mais pobre, embora tenham sido conduzidos por membros das camadas mais abastadas.
II- A participação das mulheres nos processos de independência na América foi significativa e variada.
III- Apesar de terem ocorrido em um curto recorte temporal, as independências na América foram resultados de um processo planejado e pacífico de reorganização administrativa.
IV- Como resultado da participação negra nas lutas pela emancipação colonial, a escravidão foi abolida na maioria dos países assim que conquistaram a independência.
“A crise mundial da década de 1930, em um mundo ainda abalado pelos problemas econômicos evidenciados em 1929, enfraqueceu as potências capitalistas centrais, permitindo que países dependentes como o Brasil diversificassem suas parcerias econômicas. Obviamente, esse jogo diplomático e comercial era complexo e arriscado, pois em um mundo cada vez mais dividido e conflagrado, era difícil se manter neutro e equidistante dos conflitos geopolíticos. No caso do Brasil, a tradicional influência inglesa e francesa era disputada por novas potências [...].” (NAPOLITANO, M. História do Brasil república. São Paulo: Contexto,2018, p.128).
O texto refere-se:
Visualizar Questão Comentada
“Como episódio, a passagem do Império para a República foi quase um passeio. Em compensação, os anos posteriores ao 15 de novembro se caracterizaram por uma grande incerteza. Os vários grupos que disputavam o poder tinham interesses diversos e divergiam em suas concepções de como organizar a República.” (FAUSTO, B. História do Brasil. São Paulo: USP,1995, p.246).
Analise os itens e assinale a alternativa correta.

I- Os representantes políticos da classe dominante – especialmente de São Paulo, Minas e Rio Grande do Sul – defendiam o federalismo, com maior autonomia para as unidades da federação.
II- Apesar das diferenças internas, os militares defendiam uma administração com Estado mais forte e mais centralizador.
III- Os militares positivistas propunham uma modernização do país, incluindo crescimento da indústria e expansão das comunicações.
IV- As elites políticas do Nordeste propunham um governo centralizador e o aumento da bancada parlamentar dos seus estados para equilibrar o poder.
“Entre 1150 e 1340, uma nova sociedade urbana se instaura. Embora situada no Feudalismo, não são as hierarquias da sociedade feudal que melhor podem caracterizá-la, mas um novo tipo de estratificação social ligado à economia, à propriedade urbana, ao dinheiro, à influência na cidade.” (LE GOFF, J. O apogeu da cidade medieval. São Paulo: Martins Fontes,1992, p.144).
Assinale a alternativa correta.
Qual principal objetivo do Ato Institucional n.º 2 (27 de outubro de 1965) com o Ato Complementar nº 4, instituído durante o Regime Civil-Militar Brasileiro?