Filtrar


Questões por página:
A ideologia é um dos principais conceitos que compõem a teoria marxista, sendo uma categoria central para a análise dos modos pelos quais os sujeitos representam e interpretam a realidade e o mundo em que vivem. Na vasta obra de Karl Marx, o tema da ideologia é tratado com mais evidencia na obra escrita, em parceria com Engels, A ideologia alemã. Nela é traçado o modo como se dá a formação das ideologias e como elas interferem e orientam o modo de vida dos sujeitos em sociedade. Sobre o conceito marxista de ideologia, assinale a alternativa incorreta.
O conceito de poder é um dos principais conceitos debatidos pela ciência política. Norberto Bobbio é um autor que traça uma análise sobre Estado, política, governo, argumentando que o poder teria como objetivo o uso da força para a obtenção de alguma vantagem de uns sobre outros. Ainda se tratando do conceito de poder, o autor aponta que que podemos citar 3 tipos: ______.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
O conceito “identidade” atravessa uma boa parte das discussões dentro e fora das Universidades. De maneira geral, pensar sujeitos na contemporaneidade requer que pensemos as identidades que os atravessam socialmente. Pode-se afirmar que a identidade nos possibilita o reconhecimento social dos sujeitos e sua localização. Sobre tal conceito, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Diferente da ideia de que a identidade é inata aos sujeitos, argumenta-se que ela é formada ao longo da vida e desenvolvida de forma inconsciente.
( ) Identidade pode ser compreendida como o conjunto de representação simbólica atribuído socialmente a uma pessoa ou a um grupo de pessoas.
( ) As identidades são operadores teóricos conceituais usados unicamente por estudiosos para compreender seus objetos de pesquisas.
( ) O Renascentismo e o Iluminismo foram movimentos importantes para as reflexões sobre ideia de identidade em épocas posteriores.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Imagem associada para resolução da questão


A Terceira Onda foi uma experiência social para demonstrar as razões do sucesso do fascismo na Alemanha de Hitler. Foi conduzida por Ron Jones, professor de história do Ensino Médio de uma escola da Califórnia (EUA), em 1967. Seria possível um regime fascista ser implantado na atualidade, em um país democrático? Que fatores levariam pessoas comuns a abraçar uma ideologia totalitária, como o fascismo nazista? Para responder, o professor fez os alunos experimentarem diretamente o envolvimento em situações similares a uma cultura autoritária, criando o movimento da Terceira Onda, e convencendo os alunos da necessidade de eliminar a democracia, considerada um obstáculo à coesão social. O lema era: “força pela disciplina, força pela união, força pela ação, força pelo orgulho”.


A experiência conduzida em sala de aula permite desenvolver uma reflexão sociológica sobre a personalidade autoritária, concluindo que

A respeito da conceitualização sociológica de movimento social, assinale a afirmativa correta.