Questões de Concurso
Filtrar
1.080 Questões de concurso encontradas
Página 104 de 216
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
SEAD-AP
Disciplina:
Sociologia
Sobre os três estágios da evolução histórica e sua relação com a religião em Auguste Comte, assinale a opção que indica a sequência correta de sua sucessão histórica no pensamento do autor francês.
Disciplina:
Sociologia
“Todo mundo sabe onde está colocada a honra da mulher. Não é segredo para ninguém que a honra da mulher, o seu caráter, o seu idealismo, a sua consciência, todos os sentimentos, enfim, que a distinguem da vaca ou da cadela, foram colocados, por convenção dos homens, justamente na parte do corpo que mais a aproxima desses animais. Os homens, no afã de conseguirem um meio prático de dominar a mulher, colocam-lhe a honra entre as pernas”.
Virgindade Anti-higiênica: Preconceitos e Convenções hipócritas, (1924).
O trecho exemplifica a produção intelectual de
Virgindade Anti-higiênica: Preconceitos e Convenções hipócritas, (1924).
O trecho exemplifica a produção intelectual de
Disciplina:
Sociologia
“Qualquer pessoa familiarizada com os manuais de sociologia clássica é capaz de recitar de cor os pensadores canônicos apontados como os pais fundadores das ciências sociais. Os autores que compõem esse cânone, apesar de pequenas variações, têm uma característica comum: todos são homens”.
Adaptado de DAFLON & SORJ (org.s). Clássicas do pensamento social: mulheres e feminismos no século XIX. RJ: Rosa dos Tempos,2021, p.9.
Para as autoras, a ausência de mulheres entre os pensadores que delimitaram o campo teórico da teoria social no século XIX deve ser explicada:
Adaptado de DAFLON & SORJ (org.s). Clássicas do pensamento social: mulheres e feminismos no século XIX. RJ: Rosa dos Tempos,2021, p.9.
Para as autoras, a ausência de mulheres entre os pensadores que delimitaram o campo teórico da teoria social no século XIX deve ser explicada:
Disciplina:
Sociologia
No texto introdutório sobre “Ensinar e aprender sociologia no Ensino Médio” é apresentado um breve histórico do ensino do componente curricular de sociologia no Brasil desde 1890.
A respeito da evolução histórica das tendências do ensino da sociologia no Brasil, relacione as etapas destacadas a seguir às respectivas descrições.
1. Reforma Benjamin Constant (1890) 2. Reforma Rocha Vaz (1925) 3. Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006)
( ) A sociologia ensinada privilegiava os princípios epistemológicos da desnaturalização e do estranhamento. ( ) A denominação da disciplina de “Sociologia e Moral” apontava a influência do enfoque de Émile Durkheim. ( ) O ensino da sociologia assumia um caráter cientificista e uma expectativa cívico-redentorista, já que com o “conhecer a realidade” visava-se “intervir na realidade”.
Assinale a opção que indica a sequência correta, na ordem apresentada.
A respeito da evolução histórica das tendências do ensino da sociologia no Brasil, relacione as etapas destacadas a seguir às respectivas descrições.
1. Reforma Benjamin Constant (1890) 2. Reforma Rocha Vaz (1925) 3. Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006)
( ) A sociologia ensinada privilegiava os princípios epistemológicos da desnaturalização e do estranhamento. ( ) A denominação da disciplina de “Sociologia e Moral” apontava a influência do enfoque de Émile Durkheim. ( ) O ensino da sociologia assumia um caráter cientificista e uma expectativa cívico-redentorista, já que com o “conhecer a realidade” visava-se “intervir na realidade”.
Assinale a opção que indica a sequência correta, na ordem apresentada.
Disciplina:
Sociologia
Assinale a afirmativa que indica corretamente um Objetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento relacionado ao Objeto de Conhecimento “Conceito de Diferença” e ao Eixo “Diferença”.