Filtrar


Questões por página:
O livro, As Regras do Método Sociológico, escrito pelo sociólogo Émile Durkheim é um importante tratado que traça uma das primeiras sistematizações de métodos e técnicas para as investigações sociológicas. Em seu livro, o conceito de “fato social” é um importante instrumento teórico metodológico. Sobre tal conceito, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O campo de atuação do sociólogo é na análise e investigação dos fatos sociais.
( ) Fato social são fenômenos de ordem coletiva e individual.
( ) Nas investigações sociológicas, é importante que se trate os fatos sociais como coisas.
( ) As principais características do fato social é que eles são exteriores, imperativos e coercitivos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Na obra “Instituições Políticas Brasileiras”, publicada em 1955, Oliveira Vianna empreende uma discussão acerca da existência, nas sociedades latino-americanas, de um aspecto preponderante no que concerne a vida política. Tal aspecto seria oriundo de um comportamento/escolha das elites políticas, manifestado na discordância entre direito lei e realidade social, e como esta acabou por ditar os contornos da organização política brasileira. Diante do exposto, assinale a alternativa incorreta.
Thomas Hobbes foi um importante teórico político, nascido na Inglaterra no ano de 1558, sendo até hoje considerado com um clássico da Ciência Política. Caracterizado como contratualista por afirmar, assim como Locke e Rousseau, que o Estado Civil havia se originado a partir do contrato social, Hobbes possui um entendimento específico do que é o Estado e de como este deve exercer seu poder após o contrato social. A respeito da concepção de Estado de Thomas Hobbes, assinale a alternativa correta.
"O conjunto de crenças e sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade forma um sistema determinado que tem sua própria vida; pode-se chamá-lo de consciência coletiva ou comum. (...) Com efeito, ela independe das condições particulares em que se encontram os indivíduos; estes passam e ela permanece”. (DURKHEIM, Da Divisão do Trabalho Social. São Paulo : Ática,1978, p.74).
Para o Sociólogo francês Émile Durkheim, existiriam dois tipos de consciência: a individual, marcada pelo que possuímos de pessoal e particular e a coletiva, que representaria a sociedade e que manifestaria a coletividade a qual pertencemos. O conceito de consciência coletiva vincula-se, assim, a um tema que ocupou grande espaço nas preocupações teóricas de Émile Durkheim, a coesão social e esta, por conseguinte, ao tema da divisão do trabalho e das solidariedades. Tendo em vista as categorias consciência coletiva, coesão social e solidariedade, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Para Durkheim, quanto mais consolidada for a consciência coletiva, maior será a coesão social de um grupo, uma vez que as várias consciências particulares estarão em consonância com um tipo comum.
( ) A divisão do trabalho, ao corroborar com o processo de individuação dos indivíduos, é responsável por operar uma desintegração nas sociedades caracterizadas pela solidariedade orgânica.
( ) O sentimento de pertencimento e a reduzida divisão do trabalho estão no cerne das sociedades caracterizadas pela solidariedade mecânica, sendo essas coletividades mais coesas e harmônicas.
( ) A solidariedade mecânica está relacionada a fragilidade da consciência coletiva, ou seja, quanto menor for a consciência coletiva menor será a solidariedade mecânica.
( ) As sociedades caracterizadas pela solidariedade orgânica há a prevalência da consciência individual e um aumento da divisão do trabalho, culminando em uma maior interdependência entre os indivíduos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Publicada no ano de 1830, a obra “Curso de Filosofia Positiva”, de Auguste Comte, foi uma das primeiras formulações daquilo que posteriormente seria a Sociologia. Um dos temas básicos abordados na obra foi a filosofia da história, cujo objetivo era demonstrar os motivos pelos quais um tipo específico de pensamento deveria prevalecer entre os homens. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.