Filtrar


Questões por página:
Em diversas linhas do olhar sociológico, parece já existir uma concordância de que este indicador, não obstante aos avanços que permite nos estudos sobre as condições de vida em distintas sociedades, não deixa perceber os níveis de qualidade de vida, na forma proposta mais recentemente, por desconsiderar a dimensão ambiental em sua metodologia.

O indicador em questão é o
Acerca das abordagens mais recentes em Ciências Sociais sobre a questão da qualidade de vida, analise as afirmativas a seguir.

I. As propostas do debate procuram apaziguar uma reflexão sobre as premissas definidoras e norteadoras da busca do desenvolvimento e do bem-estar dos cidadãos do ponto de vista ético, ambiental e da plenitude humana.

II. Uma noção de qualidade de vida como um direito de cidadania tem buscado um novo conjunto de indicadores que mensurem, a um só tempo e de forma integradora, o bem-estar individual, o equilíbrio ambiental e o desenvolvimento econômico.

III. Verifica-se, no contexto, uma mudança significativa na concepção do que seja desenvolvimento, que tem passado de uma mensuração isolada do PIB para indicadores que levam em conta fatores que indiciam o bem-estar humano.

Assinale:
O grupo de estudos da Organização Mundial da Saúde, The WHOQOL Group, considera qualidade de vida a partir da percepção do indivíduo sobre sua posição na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações.

Trata-se, portanto, de um conceito amplo e complexo que considera os seguintes domínios, exceto:
Analisando as questões que envolvem a participação popular nas atuais arenas instituídas para elaboração e fiscalização das políticas sociais públicas no Brasil, é correto afirmar que
No Brasil das últimas duas décadas, tem sido recorrente a criação de mecanismos participativos em diversas áreas e níveis da administração pública.

Um mecanismo que não se insere nesta realidade é o: