Filtrar


Questões por página:

Considere a passagem abaixo.

A mercadoria não se impõe como uma coisa ou um conjunto de coisas, mas antes como uma lógica (...) A tese da reificação desconhece o essencial da teoria socioeconômica do Capital. Os seres humanos não se tornam coisas. Isto só sucede na escravidão (anterior e exterior à extensão das mercadorias) e na prostituição.

(Henri Lefebvre. Sociologia de Marx, 1979, p.73)

O autor a quem se dirige a crítica acima delineada é

O conceito de dependência tem pelo menos três versões. A versão cepalina, do Celso Furtado, que aparece em seu livro sobre teoria do desenvolvimento, de 1967; a versão do ......, que de certa maneira se casa mais com a teoria do Wallerstein sobre a economia no mundo; e a versão do Fernando Henrique Cardoso e do Enzo Faletto, que também tem várias etapas de desenvolvimento. Uma coisa foi dita em 60, outras são agregadas em 70.

(José Luís Fiori. Teoria e Debate, nov./dez.1996)

Preenche corretamente a lacuna do texto acima:

A característica fundamental na definição de fato social é
No que concerne ao sigilo profissional, o Código de Ética prevê que
O Código de Ética Profissional, editado pelo Conselho Federal de Serviço Social, em 1993, trata das relações com os usuários e, no conjunto de seus preceitos, destaca o papel da informação. Neste contexto destaca-se:

I. garantir a plena informação e discussão sobre as possibilidades e consequências das situações apresentadas, respeitando democraticamente as decisões dos usuários, mesmo que sejam contrárias aos valores e às crenças individuais dos profissionais, resguardados os princípios deste Código.

II. democratizar as informações e o acesso aos programas disponíveis no espaço institucional, como um dos mecanismos indispensáveis à participação dos usuários.

III. devolver as informações colhidas nos estudos e pesquisas aos usuários, no sentido de que estes possam usá-los para o fortalecimento dos seus interesses.

É correto o que se afirma em