Filtrar


Questões por página:

A questão racial na educação escolar é abordada por Nelson Piletti e Walter Praxedes (2010). Marque (V) para as sentenças VERDADEIRAS e (F) para as sentenças FALSAS, segundo o texto dos autores citados.

( ) Alguns mecanismos racistas são incorporados pelos próprios negros para justificar a desigualdade social.

( ) As políticas de diversidade cultural na educação se concentram na adoção de cotas sociais e raciais, ao promover o acesso de grupos socioculturais contra-hegemônicos.

( ) O “racismo à brasileira”, expressão dos autores que se aproxima do conceito de “democracia racial” de Gilberto Freyre, destaca como as relações sociais alimentam, em grande medida, a invisibilidade das relações racistas no Brasil.

( ) As ideias de universalidade do conhecimento e da supremacia cultural utilizadas pelos dominantes dependem da aceitação por parte dos dominados de certos valores e concepções.

( ) Dada a situação crítica no Brasil, a adoção de cotas afirmativas são suficientes para resolver o modelo educacional racista do país.

A sequência CORRETA é:

No “Manifesto Comunista” Marx e Engels afirmam que o objetivo imediato dos comunistas é o mesmo que o de todos os demais partidos proletários, a saber: I) Constituição dos proletários em classe. II) O pagamento de salários justos. III) Derrubada da supremacia da burguesia. IV) Conquista do poder político pelo proletariado. V) Abolição da propriedade em geral. Estão CORRETAS as afirmações:
Em 1883, no prefácio à edição alemã do Manifesto do Partido Comunista, Engels apontava “O pensamento fundamental que percorre o Manifesto — este pensamento fundamental pertence única e exclusivamente a Marx. Julgue as afirmativas abaixo como (V) VERDADEIRAS ou (F) FALSAS: ( ) A produção econômica, e a articulação social que dela com necessidade decorre, de qualquer época histórica forma a base da história política e intelectual dessa época. ( ) Toda a vida social é essencialmente prática. Todos os mistérios que levam a teoria ao misticismo encontram a sua solução racional na práxis humana e no compreender desta práxis. ( ) Toda a história tem sido uma história de lutas de classes, lutas entre classes exploradas e exploradoras, dominadas e dominantes, em diversos estádios do desenvolvimento social. ( ) A luta de classes, atingiu um estádio em que a classe explorada e oprimida já não se pode libertar da classe exploradora e opressora sem simultaneamente libertar para sempre a sociedade toda da exploração, da opressão e das lutas de classes. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Marx e Engels afirmam no Manifesto do Partido Comunista: “Já antes vimos que o primeiro passo na revolução operária é a elevação do proletariado a classe dominante, a conquista da democracia pela luta. [...] Naturalmente isto só pode primeiro acontecer por meio de intervenções despóticas no direito de propriedade e nas relações de produção burguesas, através de medidas, portanto, que economicamente parecem insuficientes e insustentáveis, mas que no decurso do movimento levam para além de si mesmas e são inevitáveis como meios de revolucionamento de todo o modo de produção. Estas medidas serão naturalmente diversas consoante os diversos países. Assinale a alternativa que NÃO corresponde ao pensamento dos filósofos citados acima em relação aos países mais avançados.
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Sociologia integra a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e tem como objetivo de forma específica: