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De acordo com Costa, (1997), o pensamento de Karl Marx, desenvolvido a partir da teoria do materialismo dialético, analisou as transformações que ocorriam na Europa com o advento das relações capitalistas de produção, gerando grandes mudanças para a história da sociedade.
A análise de Karl Marx, tanto do ponto de vista teórico quanto da prática social, evidencia
A análise de Karl Marx, tanto do ponto de vista teórico quanto da prática social, evidencia
Corresponde a uma concepção teórica e metodológica que propõe a construção de tipos ideais, constructos teóricos que servem de referência para a análise dos fenômenos sociais. Um instrumento que permite ao cientista social estabelecer conexões causais para compreender a realidade infinita dos fenômenos sociais. Destaca-se a busca por compreender os fatores condicionantes da ação dos indivíduos, levando em consideração aspectos como valores, crenças, normas, racionalidade, dentre outros.
Essa descrição se refere à
Essa descrição se refere à
Concurso:
Prefeitura Municipal de São Bento - PB
Disciplina:
Sociologia
A Cultura é todo tipo de manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais de um povo. Os rituais religiosos, a música, o teatro, a língua, a dança, a arquitetura, pensamentos, forma de organização social são algumas das atividades e manifestações culturais de um povo.
A capacidade de produção de cultura diferencia o ser humano dos animais irracionais.
Sobre a Cultura Religiosa e de como se apresenta, analise os itens a seguir:
I. Fenômeno religioso que aborda os limites e possibilidades da experiência com Deus.
II. A Bíblia: livro de formação cultural do Ocidente.
III. Temas atuais à luz do Humanismo Cristão: a família e a dimensão afetivo-sexual.
IV. O cristianismo e os desafios do diálogo ecumênico e inter-religioso no contexto de um mundo globalizado.
V. História e fundamentos da cultura e tradições religiosas afro-brasileira e indígenas.
VI. o compromisso com o cuidado e a defesa da vida humana e ecológica.
Estão CORRETOS:
A capacidade de produção de cultura diferencia o ser humano dos animais irracionais.
Sobre a Cultura Religiosa e de como se apresenta, analise os itens a seguir:
I. Fenômeno religioso que aborda os limites e possibilidades da experiência com Deus.
II. A Bíblia: livro de formação cultural do Ocidente.
III. Temas atuais à luz do Humanismo Cristão: a família e a dimensão afetivo-sexual.
IV. O cristianismo e os desafios do diálogo ecumênico e inter-religioso no contexto de um mundo globalizado.
V. História e fundamentos da cultura e tradições religiosas afro-brasileira e indígenas.
VI. o compromisso com o cuidado e a defesa da vida humana e ecológica.
Estão CORRETOS:
Concurso:
Prefeitura Municipal de São Bento - PB
Disciplina:
Sociologia
“A religião é um dos fenômenos mais importantes entre aqueles pertencentes exclusivamente ao ser humano. Toda cultura ou civilização, sem exceção, desenvolveu um sistema religioso, fosse ele mais elementar, como as religiões dos povos nativos da América e da Oceania, fosse mais complexo, como as religiões abraâmicas (derivadas do patriarca Abraão) médio-orientais: Judaísmo, Cristianismo e Islamismo."
Sobre o fenômeno religioso, analise as afirmativas a seguir:
I. Após o advento das ciências humanas especializadas, como a antropologia, a sociologia, a história e a psicologia, muitos investigadores vêm tentando explicar o fenômeno religioso e, grosso modo, definir o que é a religião.
II. Filósofos alemães do século XIX Friedrich Nietzsche e Karl Marx e o francês Auguste Comte, manifestaram-se como absolutamente avessos à ideia de religião e à existência de uma realidade transcendente, isto é, uma realidade que está para além desse mundo, do mundo físico, material, corpóreo.
III. Pensadores, como o sociólogo Émile Durkheim e o estudioso de mitologia e simbologia Mircea Eliade buscaram entender a religião de forma mais objetiva, procurando entender o funcionamento de noções como o sagrado, o profano, o mito, as imagens, os símbolos religiosos, bem como as práticas rituais, como o sacrifício.
IV. Nas sociedades primitivas e também nas grandes civilizações antigas, a manifestação do sagrado, isto é, da ação dos deuses ou de um Deus único (a depender da religião) no mundo, é o que provoca a reunião, a agregação dos indivíduos, que procuram a transcendência e respostas para problemas fundamentais, como a morte.
Estão CORRETAS:
Sobre o fenômeno religioso, analise as afirmativas a seguir:
I. Após o advento das ciências humanas especializadas, como a antropologia, a sociologia, a história e a psicologia, muitos investigadores vêm tentando explicar o fenômeno religioso e, grosso modo, definir o que é a religião.
II. Filósofos alemães do século XIX Friedrich Nietzsche e Karl Marx e o francês Auguste Comte, manifestaram-se como absolutamente avessos à ideia de religião e à existência de uma realidade transcendente, isto é, uma realidade que está para além desse mundo, do mundo físico, material, corpóreo.
III. Pensadores, como o sociólogo Émile Durkheim e o estudioso de mitologia e simbologia Mircea Eliade buscaram entender a religião de forma mais objetiva, procurando entender o funcionamento de noções como o sagrado, o profano, o mito, as imagens, os símbolos religiosos, bem como as práticas rituais, como o sacrifício.
IV. Nas sociedades primitivas e também nas grandes civilizações antigas, a manifestação do sagrado, isto é, da ação dos deuses ou de um Deus único (a depender da religião) no mundo, é o que provoca a reunião, a agregação dos indivíduos, que procuram a transcendência e respostas para problemas fundamentais, como a morte.
Estão CORRETAS:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Carneirinho - MG
Disciplina:
Sociologia
Considerando as informações disponíveis no texto “O caráter pedagógico dos movimentos sociais”, de Marlene Ribeiro (1998), identifique as afirmativas com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas.
( ) Em geral, o espaço contraditório entre a sociedade civil e o Estado é alvo dos estudos sobre movimentos sociais. Tal espaço pode ser tanto negado como colocado como arena de conflitos e possibilidades de conquistas democráticas ( ) Claus Offe, Jürgen Habbermas e Boaventura Sousa Santos são alguns dos autores utilizados por Ribeiro (1998) para discutir as contradições entre Estado e sociedade civil. Segundo ela, tais autores, considerando os “movimentos alternativos” ocorridos na Europa, desqualificam os espaços institucionais, particularmente o Estado social, como loci de manifestações dos movimentos reivindicatórios que emergiram nos anos de 1970, em função da adoção do Estado mínimo e de mecanismos burocráticos de intervenção e controle sobre a vida dos cidadãos. ( ) A análise dos protestos e manifestações de massa a partir da década de 1970 revela a redução do ideário e das práticas participativas, e o uso convencional de participação política e a exclusão das demandas ligadas a temas de conteúdo moral e econômico mais do que político.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
( ) Em geral, o espaço contraditório entre a sociedade civil e o Estado é alvo dos estudos sobre movimentos sociais. Tal espaço pode ser tanto negado como colocado como arena de conflitos e possibilidades de conquistas democráticas ( ) Claus Offe, Jürgen Habbermas e Boaventura Sousa Santos são alguns dos autores utilizados por Ribeiro (1998) para discutir as contradições entre Estado e sociedade civil. Segundo ela, tais autores, considerando os “movimentos alternativos” ocorridos na Europa, desqualificam os espaços institucionais, particularmente o Estado social, como loci de manifestações dos movimentos reivindicatórios que emergiram nos anos de 1970, em função da adoção do Estado mínimo e de mecanismos burocráticos de intervenção e controle sobre a vida dos cidadãos. ( ) A análise dos protestos e manifestações de massa a partir da década de 1970 revela a redução do ideário e das práticas participativas, e o uso convencional de participação política e a exclusão das demandas ligadas a temas de conteúdo moral e econômico mais do que político.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é: