Filtrar


Questões por página:
De acordo com Pletsch (2020), nas últimas três décadas no Brasil, as políticas públicas vinculadas à educação especial vêm sofrendo mudanças conceituais importantes. Essas mudanças estão relacionadas a transição do modelo médico para o modelo social sobre a compreensão da deficiência. Considerando as ideias do modelo social, analise as assertivas abaixo

I- A partir da visão deste modelo a deficiência deixa de ser apenas uma questão médica para ser uma questão econômica, política e social. Ele situa a deficiência no contexto geral da variação corporal e parte do ciclo de vida.
II- Representado pelo movimento social das pessoas com deficiência este modelo diferencia lesão e deficiência, reconhecendo que esta última é uma experiência construída a partir das barreiras sociais.
III- Com a aplicação deste modelo no contexto escolar o foco pedagógico é direcionado para as potencialidades do estudante e não para os impedimentos advindos da deficiência.
IV- Este modelo defende que a pessoa com deficiência precisa se adaptar à sua realidade para viver em sociedade, cabendo ao Estado criar as condições necessárias para sua reabilitação.

É correto o que se afirma apena em:
Um dos grandes desafios contemporâneos para orientador educacional lidar na escola é a ocorrência do fenômeno do bullying que pode impactar a vida das crianças e dos adolescentes, gerando dificuldades de ordem social, psicológico, acadêmica, etc. A reiterada ação de um estudante em apelidar frequentemente um colega de classe com o intuito de feri-lo pode ser denominada de bullying:
A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (2015) também trata do direito à educação da pessoa com deficiência, asseverando que é dever do estado ofertar a educação bilíngue que significa:
Visualizar Questão Comentada
O trabalho de todos os profissionais da escola deve ser embasado no princípio ético das informações de natureza psicológica sobre os (as) alunos (as) e, em especial, o orientador educacional. Quando isto é negligenciado o Efeito Rosenthal pode acontecer e, este efeito, significa que:
Visualizar Questão Comentada
A escola é um espaço importante e reflete os aspectos sociais e políticos da sociedade onde ela está inserida. A partir deste entendimento o Projeto Político Pedagógico é um instrumento fundamental que deve ser construído de forma coletiva escutando a comunidade escolar com a participação do orientador educacional. Considerando suas características analise as assertivas abaixo.

I- O projeto político-pedagógico tem a ver com a organização do trabalho pedagógico em dois níveis: como organização da escola como um todo e como organização da sala de aula, incluindo sua relação com o contexto social imediato, procurando preservar a visão de totalidade.
II- A principal possibilidade de construção do projeto político-pedagógico passa pela relativa autonomia da escola, de sua capacidade de delinear sua própria identidade. Isto significa resgatar a escola como espaço público, lugar de debate, do diálogo, fundado na reflexão coletiva.
III- Para que a construção do projeto políticopedagógico seja possível é necessário convencer os professores, a equipe escolar e os funcionários a trabalhar mais, ou mobilizá-los de forma espontânea, para propiciar situações que lhes permitam aprender a pensar e a realizar o fazer pedagógico de forma coerente.
IV- O projeto político-pedagógico construído a várias mãos dará indicações necessárias à organização do trabalho pedagógico no contexto escolar, que inclui o trabalho do professor na dinâmica interna da sala de aula.

É correto o que se afirma apenas em: