Questões de Concurso
Filtrar
15.488 Questões de concurso encontradas
Página 1003 de 3.098
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Patos - PB
Disciplina:
Pedagogia
Sobre a especificidade do texto literário, assinale a opção que está em DESACORDO com os PCNs (1998).
Concurso:
Prefeitura de Patos - PB
Disciplina:
Pedagogia
Segundo os PCNs (1998), NÃO consiste em uma das críticas mais frequentes que se faziam ao ensino tradicional:
Concurso:
Prefeitura de Patos - PB
Disciplina:
Pedagogia
Na busca do entendimento e compreensão sobre o processo pelo qual os homens aprendem, três concepções subjacentes às teorias de aprendizagem são apresentadas nos itens a seguir. I. Interessa-se pelos processos interiores que ocorrem entre o estímulo e a resposta, ou seja, os processos mentais como as percepções, a compreensão, as tomadas de decisão, a atribuição de significado. Tal teoria também é conhecida como Construtivismo. II. Dá importância à autorrealização do sujeito aprendiz, isto é, à sua satisfação pessoal. Valoriza fundamentalmente os sentimentos e os pensamentos dos estudantes. III. Focaliza a atenção nos comportamentos observáveis e mensuráveis, valorizando as respostas aos estímulos. A ideia básica é que, se um determinado comportamento tem uma boa consequência, ele tende a se repetir. Ao contrário, se a resposta for desagradável, a tendência é o comportamento diminuir de frequência. Os itens abordam, RESPECTIVAMENTE, as concepções de:
Concurso:
Prefeitura de Patos - PB
Disciplina:
Pedagogia
Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), brincar de estátuas é um exemplo de jogo em que, por meio do contraste entre som e silêncio, se desenvolve a expressão corporal, a concentração, a disciplina e a atenção. A tradicional brincadeira das cadeiras é outro exemplo de jogo que pode ser realizado com as crianças na escola. Sobre os jogos em sala de aula, assinale a afirmação FALSA:
Concurso:
Prefeitura de Patos - PB
Disciplina:
Pedagogia
“É uma palavra que tem conceito recente, introduzido na linguagem da educação e das ciências linguísticas há pouco mais de duas décadas. Seu surgimento pode ser interpretado como decorrência da necessidade de configurar e nomear comportamentos e práticas sociais na área da leitura e da escrita que ultrapassem o domínio do sistema alfabético e ortográfico, nível de aprendizagem da língua escrita perseguido, tradicionalmente, pelo processo de alfabetização”. A concepção faz referência à(ao):