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Disciplina:
Pedagogia
Os estudos que se dedicam à Filosofia da Educação distinguem o senso comum da ciência. Nessa direção, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) a partir das construções teóricas da Filosofia e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
( ) Podemos chamar de senso comum o conhecimento herdado por um grupo social, cujas experiências proveitosas passam a ser repetidas e/ou consideradas pelos indivíduos da comunidade. Portanto, não se trata de um conhecimento inferior, desde que as pessoas saibam reelaborar a herança recebida, transformando o senso comum em “bom senso”.
( ) Em alguns casos, aquilo que se entende como senso comum pode não passar de ideologia, de imposição de ideias e valores que garantem interesses de classe, pois nem sempre é possível refletir e criticar o saber comum, sobretudo nas sociedades em que persiste a dominação ou a exploração de um grupo sobre o outro.
( ) O senso comum traduz-se em algo fragmentário, difuso, ametódico e assistemático e, num primeiro momento, o que é herdado não é questionado. É o bom senso que permite retomar, de maneira crítica, os saberes e os valores recebidos para adequá-los ou transformá-los a partir da análise das novas situações vividas.
( ) O bom senso depende de erudição e “estudo”, visto que é uma conquista relativamente recente da humanidade, a partir da qual, por meio de um saber rigoroso e elaborado, utilizam-se recursos da experimentação e da matematização para encontrar regularidades nos fenômenos observados a fim de assegurar o estabelecimento de leis e teorias.
( ) Podemos chamar de senso comum o conhecimento herdado por um grupo social, cujas experiências proveitosas passam a ser repetidas e/ou consideradas pelos indivíduos da comunidade. Portanto, não se trata de um conhecimento inferior, desde que as pessoas saibam reelaborar a herança recebida, transformando o senso comum em “bom senso”.
( ) Em alguns casos, aquilo que se entende como senso comum pode não passar de ideologia, de imposição de ideias e valores que garantem interesses de classe, pois nem sempre é possível refletir e criticar o saber comum, sobretudo nas sociedades em que persiste a dominação ou a exploração de um grupo sobre o outro.
( ) O senso comum traduz-se em algo fragmentário, difuso, ametódico e assistemático e, num primeiro momento, o que é herdado não é questionado. É o bom senso que permite retomar, de maneira crítica, os saberes e os valores recebidos para adequá-los ou transformá-los a partir da análise das novas situações vividas.
( ) O bom senso depende de erudição e “estudo”, visto que é uma conquista relativamente recente da humanidade, a partir da qual, por meio de um saber rigoroso e elaborado, utilizam-se recursos da experimentação e da matematização para encontrar regularidades nos fenômenos observados a fim de assegurar o estabelecimento de leis e teorias.
Concurso:
Universidade Federal do Tocantins - UFT
Disciplina:
Pedagogia
No que tange ao planejamento educacional, ao plano de ensino e de aula, a legislação da educação brasileira dispõe que:
I. a lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração decenal, com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração. II. o plano nacional de educação deverá definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas. III. na definição das normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, os sistemas de ensino, de acordo com as suas peculiaridades, deverão garantir como um dos princípios a participação de todos os trabalhadores da educação – profissionais da educação e corpo técnico-administrativo – na elaboração do projeto pedagógico da escola. IV. os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão, dentre suas várias incumbências, que elaborar e executar sua proposta pedagógica; e velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente. V. os docentes incumbir-se-ão de, dentre outras ações, participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino; e elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
Assinale a alternativa CORRETA.
I. a lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração decenal, com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração. II. o plano nacional de educação deverá definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas. III. na definição das normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, os sistemas de ensino, de acordo com as suas peculiaridades, deverão garantir como um dos princípios a participação de todos os trabalhadores da educação – profissionais da educação e corpo técnico-administrativo – na elaboração do projeto pedagógico da escola. IV. os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão, dentre suas várias incumbências, que elaborar e executar sua proposta pedagógica; e velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente. V. os docentes incumbir-se-ão de, dentre outras ações, participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino; e elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
Assinale a alternativa CORRETA.
Concurso:
Universidade Federal do Tocantins - UFT
Disciplina:
Pedagogia
Tratando-se dos currículos para a formação em nível superior, assinale a alternativa CORRETA.
Concurso:
Universidade Federal do Tocantins - UFT
Disciplina:
Pedagogia
A legislação da educação brasileira dispõe acerca da abrangência dos cursos e programas da educação superior que correspondem a cursos:
I. sequenciais por campo de saber, de diferentes níveis de abrangência, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos pelas instituições de ensino, desde que tenham concluído o ensino médio ou equivalente. II. sequenciais por campo de saber, de diferentes níveis de abrangência, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos pelas instituições de ensino, sem a necessidade de ter concluído o ensino médio ou equivalente. III. de graduação, abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo. IV. de pós-graduação, compreendendo programas de mestrado e doutorado, cursos de especialização, aperfeiçoamento e outros, abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino. V. de extensão, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos em cada caso pelas instituições de ensino.
Assinale a alternativa CORRETA.
I. sequenciais por campo de saber, de diferentes níveis de abrangência, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos pelas instituições de ensino, desde que tenham concluído o ensino médio ou equivalente. II. sequenciais por campo de saber, de diferentes níveis de abrangência, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos pelas instituições de ensino, sem a necessidade de ter concluído o ensino médio ou equivalente. III. de graduação, abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo. IV. de pós-graduação, compreendendo programas de mestrado e doutorado, cursos de especialização, aperfeiçoamento e outros, abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino. V. de extensão, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos em cada caso pelas instituições de ensino.
Assinale a alternativa CORRETA.
Concurso:
Universidade Federal do Tocantins - UFT
Disciplina:
Pedagogia
Da legislação da educação brasileira, em relação à educação superior, assinale a alternativa INCORRETA.