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Pedagogia
Para que a utilização dos recursos didáticos realmente colabore com a efetiva melhoria do processo ensino-aprendizagem, cabe ao professor a utilização de critérios e princípios norteadores. Dessa forma, o docente precisa
I. ter em mente os objetivos propostos, na escolha do recurso didático a ser utilizado.
II. estimular a atenção dos alunos buscando a interação deles com os recursos.
III. saber que a maioria dos conteúdos curriculares não tem aplicabilidade alguma de recursos didáticos.
IV. conhecer os recursos didáticos disponíveis, bem como analisá-los e adaptá-los de acordo com a necessidade do público aprendiz.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
I. ter em mente os objetivos propostos, na escolha do recurso didático a ser utilizado.
II. estimular a atenção dos alunos buscando a interação deles com os recursos.
III. saber que a maioria dos conteúdos curriculares não tem aplicabilidade alguma de recursos didáticos.
IV. conhecer os recursos didáticos disponíveis, bem como analisá-los e adaptá-los de acordo com a necessidade do público aprendiz.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
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Pedagogia
Ao pensar ensino de ciências em uma perspectiva crítica podemos sugerir algumas estratégias para efetivar uma aprendizagem significativa. A alternativa que representa uma estratégia de ensino crítico é:
Disciplina:
Pedagogia
A respeito da trajetória teórica e dos paradigmas atuais no campo educacional, analise as proposições:
I. A globalização capitalista da economia e as transformações tecnológicas associadas ao advento da era da informação são movimentos que devem ser considerados para se avaliar as perspectivas da educação.
II. A educação tradicional, destinada a uma minoria, e a educação nova, que surge de forma mais clara com a obra de Rousseau, têm em comum a concepção da educação como processo de desenvolvimento individual.
III. Ideias universalmente difundidas entre os pensadores sobre o futuro da educação são as de que os desníveis entre países periféricos e hegemônicos foram superados com a globalização e que não há idade para se educar, pois a educação se estende pela vida.
IV. Categorias da dialética inspiradas em Hegel e Marx como “contradição”, “reprodução”, “trabalho”, permanecem vigentes para se analisar o fenômeno da educação. Além disso, junto às categorias da dialética despontam outras como “cidadania”, “transdisciplinaridade” e “sustentabilidade”.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
I. A globalização capitalista da economia e as transformações tecnológicas associadas ao advento da era da informação são movimentos que devem ser considerados para se avaliar as perspectivas da educação.
II. A educação tradicional, destinada a uma minoria, e a educação nova, que surge de forma mais clara com a obra de Rousseau, têm em comum a concepção da educação como processo de desenvolvimento individual.
III. Ideias universalmente difundidas entre os pensadores sobre o futuro da educação são as de que os desníveis entre países periféricos e hegemônicos foram superados com a globalização e que não há idade para se educar, pois a educação se estende pela vida.
IV. Categorias da dialética inspiradas em Hegel e Marx como “contradição”, “reprodução”, “trabalho”, permanecem vigentes para se analisar o fenômeno da educação. Além disso, junto às categorias da dialética despontam outras como “cidadania”, “transdisciplinaridade” e “sustentabilidade”.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
Disciplina:
Pedagogia
Leia o fragmento de texto a seguir.
Segundo Mantoam (2015), o movimento mundial pela inclusão é uma ação política, cultural, social e pedagógica desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação.
Considerando esse contexto, a escola pública como instrumento de inclusão social deve contemplar
I. a promoção da cultura que leva ao pensamento que as diferenças provocam uma situação de risco. II. a utilização dos modelos pedagógicos padronizados que oferecem apenas a instrução básica. III. a oferta de matrículas para alunos com deficiência nas classes comuns do ensino regular. IV. as adaptações curriculares para promoverem maior eficácia educativa à pessoa com deficiência.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
Segundo Mantoam (2015), o movimento mundial pela inclusão é uma ação política, cultural, social e pedagógica desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação.
Considerando esse contexto, a escola pública como instrumento de inclusão social deve contemplar
I. a promoção da cultura que leva ao pensamento que as diferenças provocam uma situação de risco. II. a utilização dos modelos pedagógicos padronizados que oferecem apenas a instrução básica. III. a oferta de matrículas para alunos com deficiência nas classes comuns do ensino regular. IV. as adaptações curriculares para promoverem maior eficácia educativa à pessoa com deficiência.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
Disciplina:
Pedagogia
O Plano Nacional de Educação para o decênio 2014/2024, instituído pela Lei nº 13.005/2014 definiu diretrizes que devem guiar a educação brasileira neste período. Ao assegurar o desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidade, o PNE pressupõe a
I. articulação curricular descritiva do desenvolvimento com as propostas pedagógicas. II. aplicação de recursos públicos como proporção do produto interno bruto. III. erradicação do analfabetismo e a universalização do atendimento escolar. IV. promoção humanística, científica e tecnológica do país. V. introdução dos conteúdos básicos essenciais para todos os alunos.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
I. articulação curricular descritiva do desenvolvimento com as propostas pedagógicas. II. aplicação de recursos públicos como proporção do produto interno bruto. III. erradicação do analfabetismo e a universalização do atendimento escolar. IV. promoção humanística, científica e tecnológica do país. V. introdução dos conteúdos básicos essenciais para todos os alunos.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.