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Ao organizar o trabalho pedagógico, tanto a ética em seu aspecto reflexivo como a moral terão relevante papel e serão espelho da formação e atuação do professor como ser, pessoa e como profissional. Vê-se, portanto, que a ética, enquanto reflexão e definição da intencionalidade formativa, assume uma atitude, uma prática, que é, portanto, política, uma vez que exigirá um posicionamento frente ao indivíduo no sentido de intervir para que ele tenha uma formação voltada ao consentimento ou à mudança de suas condições sociais previamente dadas.

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Vygotsky reafirma a natureza histórica e social do ser humano, como ser concreto, autor e produtor de sua história. Assim, concebeu o desenvolvimento humano a partir de quatro planos genéticos: filogênese, ontogênese, sociogênese e microgênese, quatro aspectos do desenvolvimento, que estão inter-relacionados e constituem a origem de quem somos nós e de como nos tornamos humanos. A ontogênese se refere ao nosso desenvolvimento ao longo da vida, que vai da infância até a velhice, ou seja, embora com características advindas da evolução da espécie, na apropriação da cultura, o ser vai se transformando e adquirindo novas facetas.


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Conforme disposto na Lei nº 9.394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o ato avaliativo na Educação Infantil deve ocorrer sem o objetivo de promoção, mas com a finalidade de acompanhar o desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social.


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O processos de avaliação, na Educação Infantil, pressupõe uma proposta pedagógica que vise a levar em conta a diversidade de interesses e possibilidades de exploração do mundo pela criança, respeitando sua própria identidade sociocultural, e proporcionando-lhe um ambiente interativo, rico em materiais e situações a serem experienciadas; um professor curioso e investigador do mundo da criança, agindo como mediador de suas conquistas, no sentido de apoiá-la, acompanhá-la e favorecer lhe novos desafios; um processo avaliativo permanente de observação, registro e reflexão acerca da ação e do pensamento das crianças, de suas diferenças culturais e de desenvolvimento, embasado do repensar do educador sobre o seu fazer pedagógico.

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Na segunda metade da década de 1970, tornou-se possível a discussão de questões educacionais e escolares e, nesse período, destacam-se duas tendências pedagógicas progressistas: a Pedagogia Libertadora e a Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos. A Pedagogia Libertadora constituiu-se como um movimento pedagógico interessado na educação popular, na valorização da escola pública e do trabalho do professor, no ensino de qualidade para o povo e, especificamente, na acentuação da importância do domínio sólido por parte de professores e alunos dos conteúdos científicos do ensino como condição para a participação efetiva do povo nas lutas sociais.