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Pedagogia
Com relação às competências e às habilidades em sociologia presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), julgue o item.
O estudante de sociologia deve ser incentivado a desenvolver a competência de analisar e avaliar criticamente as relações de diferentes grupos, povos e sociedades com a natureza (produção, distribuição e consumo) e seus impactos econômicos e socioambientais, com vistas à proposição de alternativas que respeitem e promovam a consciência, a ética socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional, nacional e global.
O estudante de sociologia deve ser incentivado a desenvolver a competência de analisar e avaliar criticamente as relações de diferentes grupos, povos e sociedades com a natureza (produção, distribuição e consumo) e seus impactos econômicos e socioambientais, com vistas à proposição de alternativas que respeitem e promovam a consciência, a ética socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional, nacional e global.
Disciplina:
Pedagogia
Com relação às competências e às habilidades em sociologia presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), julgue o item.
O estudante deve adquirir a competência de permanecer indiferente diante das diversas formas de injustiça, preconceito e violência, adotando princípios éticos, democráticos e neutros e respeitando os direitos humanos.
O estudante deve adquirir a competência de permanecer indiferente diante das diversas formas de injustiça, preconceito e violência, adotando princípios éticos, democráticos e neutros e respeitando os direitos humanos.
Disciplina:
Pedagogia
Considerando a avaliação de aprendizagem aplicada ao conhecimento químico e o processo de ensino e aprendizagem de química, julgue o item.
O ensino-aprendizagem de química deve ocorrer de modo contextualizado, contando com recursos e métodos que auxiliem na construção diária das concepções sobre a ciência química. Desse modo, faz-se importante a identificação de práticas metodológicas que se sobressaiam no contexto educacional e que auxiliem os discentes a compreenderem os conteúdos propostos de forma ativa e participativa.
O ensino-aprendizagem de química deve ocorrer de modo contextualizado, contando com recursos e métodos que auxiliem na construção diária das concepções sobre a ciência química. Desse modo, faz-se importante a identificação de práticas metodológicas que se sobressaiam no contexto educacional e que auxiliem os discentes a compreenderem os conteúdos propostos de forma ativa e participativa.
Disciplina:
Pedagogia
Considerando a avaliação de aprendizagem aplicada ao conhecimento químico e o processo de ensino e aprendizagem de química, julgue o item.
Os exercícios devem receber atenção especial durante o processo de ensino e de aprendizagem; nesse caso, seu uso deve ser descontextualizado dos entendimentos atuais sobre a aprendizagem escolar da química, o que diminui a motivação dos estudantes, a regulação e o controle dos estudantes em sala de aula.
Os exercícios devem receber atenção especial durante o processo de ensino e de aprendizagem; nesse caso, seu uso deve ser descontextualizado dos entendimentos atuais sobre a aprendizagem escolar da química, o que diminui a motivação dos estudantes, a regulação e o controle dos estudantes em sala de aula.
Disciplina:
Pedagogia
Considerando a avaliação de aprendizagem aplicada ao conhecimento químico e o processo de ensino e aprendizagem de química, julgue o item.
No Ensino Médio, a parte da BNCC referente à área de ciências da natureza e suas tecnologias, integrada por biologia, física, química, filosofia e sociologia, propõe integrar a interpretação de fenômenos naturais e sociais aos processos tecnológicos, de modo a possibilitar aos estudantes a apropriação de conceitos, procedimentos e teorias dos diversos campos. Cria condições para que possam explorar os diferentes modos de pensar e de falar da cultura científica, situando-a em diferentes contextos históricos e sociais, possibilitando-lhes apropriar-se dessas linguagens específicas, e propõe um aprofundamento conceitual nas temáticas matéria e energia, vida e evolução e terra e universo.
No Ensino Médio, a parte da BNCC referente à área de ciências da natureza e suas tecnologias, integrada por biologia, física, química, filosofia e sociologia, propõe integrar a interpretação de fenômenos naturais e sociais aos processos tecnológicos, de modo a possibilitar aos estudantes a apropriação de conceitos, procedimentos e teorias dos diversos campos. Cria condições para que possam explorar os diferentes modos de pensar e de falar da cultura científica, situando-a em diferentes contextos históricos e sociais, possibilitando-lhes apropriar-se dessas linguagens específicas, e propõe um aprofundamento conceitual nas temáticas matéria e energia, vida e evolução e terra e universo.