Filtrar


Questões por página:
O declínio da angústia de separação dos familiares, a noção de ter uma identidade própria, a aceitação dos padrões estipulados pelas gerações mais velhas e a emergência de emoções "secundárias" são características que costumam marcar o desenvolvimento
A aproximação entre as instituições públicas de ensino e as famílias dos estudantes é incentivada pelas gestões democráticas escolares, especialmente via Conselhos de Escola, por se compreender que
É prática comum no País, a cada início de ano, os alunos receberem uma lista de material escolar para serem apresentados no primeiro dia de aula, sem que se considere a possibilidade de sua aquisição pelas famílias. Em certa escola, diante do fato de que muitas famílias não providenciaram todo o material solicitado, os professores afirmaram que sem ele era impossível trabalhar! Ao aceitar de imediato a impossibilidade de interferir nas desigualdades sociais presentes na escola, o professor está, fundamentalmente,
A frase que melhor expressa uma concepção crítica sobre a relação entre sociedade e escola é:

Existem duas proposições acerca das diversas formas de organizar os conteúdos que, apesar de pontos coincidentes, partem de suposições e referenciais diferentes. Assim, certas formas de organizar os conteúdos tomam como ponto de partida e referencial básico as disciplinas ou matérias. (...) No outro lado está o modelo de organização de conteúdos que nos oferecem os métodos globalizados.”


Correlacione as formas de organização do currículo, apresentadas a seguir, às suas respectivas características.

1. Currículo centrado em disciplinas

2. Currículo centrado em áreas

( ) Os conteúdos podem ser classificados conforme sua natureza em multidisciplinares, interdisciplinares, pluridisciplinares etc.

( ) O alvo e o referencial organizador é o aluno segundo suas necessidades educativas.

( ) Os conteúdos das atividades das unidades didáticas passam de uma matéria para outra sem perder a continuidade.

( ) Os processos e conceitos fundamentais determinam a escolha e a organização dos conteúdos e dos métodos de ensino e aprendizagem.


Assinale a opção que apresenta a correlação correta, segundo a ordem apresentada.