Filtrar


Questões por página:

Leia o trecho abaixo.


É possível encontrar centros educativos que funcionam de uma maneira diferente da tradicional, em torno do que podemos chamar de uma cultura de aprendizagem.

COLL, Cesar,2003.


Nas instituições escolares que vivenciam as diversas experiências, denominadas “Comunidades Escolares de Aprendizagem”, ocorre

Leia o fragmento abaixo.


A gestão pedagógica é essencial para efetivar uma escola capaz de promover as competências indispensáveis ao enfrentamento dos desafios sociais, culturais e profissionais do mundo contemporâneo; capaz de promover as aprendizagens. A escola é um espaço de cultura e de articulação de competências e conteúdos disciplinares.

Currículo é a expressão de tudo que existe na cultura científica, artística e humanista, transposto para uma situação de aprendizagem e ensino.

SEE/2012.


A gestão curricular envolve todo o conjunto de processos e procedimentos através dos quais se tomam as decisões necessárias quanto aos modos de implementação, organização, acompanhamento e avaliação

Observe na figura abaixo o jogo de bonecas russas encaixadas uma dentro da outra. Semelhante ao ambiente ecológico de desenvolvimento humano, uma organização de estruturas concêntricas, cada uma está contida na seguinte.

Imagem associada para resolução da questão


O modelo ecológico, apresentado por Urie Bronfenbrenner, em 1979, em seu livro “A ecologia do desenvolvimento humano”, revisado e complementado em 1999, postula que, para compreender o desenvolvimento humano, é preciso incorporar, nas análises, não somente o indivíduo e as suas capacidades perceptuais, motoras ou cognitivas, mas também, as interações e os padrões relacionais que se estabelecem em diferentes contextos, ao longo do tempo.

BRONFENBRENNER,1979/1996 apud SENNA, Sylvia Regina Carmo Magalhães et DESSEN, Maria Auxiliadora,2012.


De acordo com a teoria ecológica e sistêmica, para entender o desenvolvimento humano, é necessário analisar

Leia o texto abaixo.


A escola sozinha não poderá compensar a sociedade, contudo, quando atinge a efetividade, pode contribuir, nos limites da sua faixa de atuação, para diminuir as diferenças sociais. Então, que atributos são influentes para se constituir uma escola democrática e de qualidade?

GOMES, Cândido Alberto,2005.


De acordo com as reflexões de Cândido Alberto Gomes, apoiadas em diferentes resultados de pesquisas educacionais, há fortes indícios de que

Observe as charges abaixo.


Imagem associada para resolução da questão


Educar não é adestrar. A escola democrática prescrita na Constituição Federal é plural, garante a liberdade de ensino e aprendizagem, trabalha com a diversidade, trabalha os temas transversais e busca a equidade e a inclusão. Define metas e tem claro o que se quer alcançar. Usa os dados sobre o aprendizado para embasar ações pedagógicas. Acompanha de perto e continuamente o aprendizado dos alunos. O gestor conhece a realidade de sua unidade e do território onde está inserida. A Escola Democrática é una e diversa, que luta pela superação das desigualdades perante o direito à educação. Não é uniformizadora. A escola, entre outros fatores, para exercer o seu papel democratizador, precisa entender o aluno como